Filtrar


Questões por página:
“Os seres humanos utilizam a informação a partir do ambiente para dirigir suas ações (Schymidt e Wrisberg,2008). Assim, a perspectiva do processamento da informação defende que detectamos a informação a partir dos sinais no ambiente, usamos essa informação para decidir como agir e, em seguida, preparamo-nos para atuar corretamente.” (Fairbrother,2012.)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos estágios do processamento da informação.

“Toda e qualquer formação de professores envolve um processo de comunicação e esse, por sua vez, um processo de disseminação de informações. Nesse sentido, é fundamental ter em mente que, hoje em dia, informação não é mais a mesma coisa que era há pouco tempo.”

(TIC Educação,2013, p.57.)


As informações atualmente estão disponíveis a um clique do celular. No contexto atual, observa-se o desafio de integrar as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao currículo, para trazer de fato a cultura digital à escola e demais espaços de aprendizagem. Qual informação, dentre as listadas a seguir, melhor explica a expressão “integrar as TICs ao currículo”?

Na aula de Biologia, o professor, após explanar o conteúdo, levou os alunos a uma aplicação direta do que foi ensinado. Os alunos foram divididos em grupos e enviados a diferentes pontos da extensa área de gramado e do pátio da escola. Devidamente protegidos, os alunos fizeram a coleta do lixo encontrado e o classificaram em:


• Tipo 1 – plástico (embalagens de salgadinhos e balas).

• Tipo 2 – PETs.

• Tipo 3 – latinhas.

• Tipo 4 – papel.


O professor conduziu ao longo das aulas as conclusões efetuadas mediante a tarefa, emitindo considerações sobre o papel do indivíduo no meio ambiente. Reconhecendo que os alunos são os responsáveis pelo lixo espalhado na escola, eles foram em todas as salas da escola para explicar a atividade que realizaram, os resultados obtidos e levar, ainda, os demais a refletirem sobre uma mudança de postura quanto ao lixo.


É correto afirmar que essa aula aplicou qual(is) tipo(s) de conhecimento(s)?

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

(PCNEM,2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que:

“Discussões sobre a natureza e a importância da alfabetização em geral e da científica, em particular, atingem desde pesquisadores, trabalhando isoladamente, até instituições do porte e escopo da UNESCO que investem hoje grandes quantidades de recursos e procuram integrar a comunidade de educadores em ciências do mundo (...).”

(INEP,1992, p.6.)


Sendo uma temática relevante a ser trabalhada pelos professores de Ciências, o que seria “alfabetização científico-tecnológica”?