Filtrar


Questões por página:
O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.

A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.

O planejamento em educação é considerado como
O gráfico abaixo representa a porcentagem da população com ensino médio completo em diferentes faixas etárias.



A partir do gráfico, analise as afirmativas a seguir.

I- A Coreia do Sul, ao realizar profundas mudanças nas suas estruturas educacionais, ampliou de modo significativo o acesso ao Ensino Médio.

II- Os Estados Unidos apresentam taxas constantes, o que demonstra que seu sistema educacional já oferecia Ensino Médio à geração mais velha.

III- O Brasil mostra um crescimento da população com Ensino Médio completo, mas ainda muito distante da universalização desse nível de escolaridade.

Assinale:
A questão que está no cerne da compreensão do mundo é a linguagem, com suas funções e dimensões em seu uso expressivo, considerando sua importância enquanto processo central na interpretação do mundo.

Partindo do pressuposto de que na educação deve existir o intercâmbio de interpretações sobre o mundo, o conceito filosófico que melhor se articula com a intersubjetividade do indivíduo e sua linguagem é o
No Brasil, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX emergiu um movimento conhecido como Escola Nova, em que a criança ocupa um espaço diferenciado, sendo o foco nas relações de aprendizagem.

Neste sentido, pode-se afirmar em relação ao movimento escolanovista:

I- A escola era vista como local em que, a partir da observação e da experimentação, a criança elabora seu próprio saber.

II- A implementação do sistema de aulas régias, em que os alunos poderiam ser atendidos de maneira mais específica.

III - A disseminação dos hábitos de leitura, graças à criação de momentos destinados à leitura dentro do próprio horário escolar.

Assinale:
" O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que haja uma mudança na estrutura de um país, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira, o Manifesto representa não apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso à tentativa de avanço sobre novas propostas de educação".

(http://escolanova.net/pages/manifesto.htm)

Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto.