Questões de Concurso
Filtrar
10.633 Questões de concurso encontradas
Página 1324 de 2.127
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação" como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber" é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir.
I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.
III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.
Assinale:
I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.
III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.
Assinale:
Disciplina:
Pedagogia
Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.
Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":
1) responsabilidade da escola;
2) culpa da vítima;
3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.
Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":
1) responsabilidade da escola;
2) culpa da vítima;
3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.
Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
Disciplina:
Pedagogia
Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social."
Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
Disciplina:
Pedagogia
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação.
Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.
I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Assinale:
Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.
I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Assinale: