Filtrar


Questões por página:
O estreitamento das relações entre escola, família e comunidade é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Assinale a alternativa incorreta quanto às atribuições do professor neste processo:
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a alfabetização é um eixo norteador das atividades propostas, bem como dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. A respeito das competências necessárias ao professor para o ciclo da alfabetização, analise as afirmações: I. Autoavaliação das práticas educativas, no sentido de melhorar a proposta de ensino. II. Identificar a visão de mundo da criança e sua influência no processo ensino aprendizagem. III. Compreender que neste momento do desenvolvimento, a alfabetização, por atuar somente no domínio cognitivo, deve ser um objetivo não prioritário. IV. Utilizar-se de referências da literatura clássica e contemporânea, adaptadas à faixa etária dos alunos. V. Diferenciar e trabalhar separadamente os processos de alfabetização e letramento.
Estão corretas:
Ao se pensar na alfabetização nos ciclos iniciais do ensino fundamental é importante dar uma atenção especial ao ambiente em que acontece a alfabetização, conhecido como ambiente alfabetizador. A respeito de tal ambiente, analise as afirmativas a seguir. I. Ambiente alfabetizador é um contexto de cultura escrita propiciado pela organização da sala de aula e da escola, que oferece oportunidades de interação dos alunos com diferentes tipos e usos de textos em práticas sociais ou de letramento. II. Ambiente alfabetizador é o local em que todas as atividades estão direcionadas a codificar e decodificar as primeiras letras. Geralmente essas atividades são oferecidas por meio de livros didáticos. III. A decisão do professor sobre a localização do material escrito em sala de aula deve se dar em função de seu planejamento de ensino. O importante é que considere que a função desse material é possibilitar ao acesso fácil dos alunos, sempre que julgarem necessário. IV. É imprescindível considerar os materiais escolares, como livros didáticos e produções dos professores, que são muito mais importantes e necessários que materiais reais, tais como aqueles encontrados na sociedade, no nosso dia-a-dia.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as colunas a seguir e faça as correspondências necessárias no que diz respeito às etapas do Ciclo Inicial de Alfabetização.
Coluna I A. Atividades para introduzir conteúdo ou capacidade, familiarizando o aluno com conceitos e procedimentos que serão enfatizados no período. B. Atividades para trabalhar, de forma sistemática, conteúdos, procedimentos ou capacidades em desenvolvimento pelo aluno. C. Atividades para consolidar o processo de aprendizagem do aluno e seus avanços em conhecimentos e capacidades
Coluna II I. Atividades que abordam os usos e funções sociais da escrita (usos públicos e particulares de diferentes gêneros, com diferentes funções). II. Atividades voltadas para o domínio do sistema de escrita. III. Atividades de exploração dos materiais escolares de escrita. IV. Exercícios de escrita voltados para o domínio do princípio alfabético V. Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito, considerando sua adequação aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação previstos. VI. Atividades que demandam escuta atenta e compreensão de textos falados ou lidos, para posterior realização de tarefas.
O planejamento do trabalho em sala de aula é imprescindível para o bom andamento da rotina pedagógica, porque permite que, tanto o professor quanto gestores, possam ter o controle sobre os resultados desse trabalho. A respeito do planejamento, analise as afirmativas a seguir e dê valor Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) É por meio da elaboração do planejamento, de seu desenvolvimento e de sua avaliação que a escola afirma a sua autonomia e o seu saber específico. Ao planejar, a escola controla os fins de seu trabalho, define os meios para alcançar esses fins, estabelece instrumentos para sua autoavaliação, redefine, com base na avaliação, suas metas e meios. ( ) O planejamento é uma formalidade que pode ser substituído por um método de ensino ou um livro didático. ( ) É importante que as instituições escolares reservem um espaço de tempo para que o planejamento aconteça. Muitas escolas reservam uma semana para a elaboração do planejamento, antes do início do ano letivo. Durante essa semana, a escola define suas metas para a alfabetização, os meios que utilizará para alcançar essas metas e os procedimentos de acompanhamento e avaliação de seu trabalho. ( ) O diagnóstico, momento no qual o professor busca descobrir os interesses, conhecimentos e capacidades que as crianças já possuem, não faz parte do momento do planejamento. Pois o planejamento deve ser feito baseado nos objetivos do plano político pedagógico da instituição.