Filtrar


Questões por página:
Segundo Magda Soares (2003) a visão construtivista de alfabetização trouxe diferentes e importantes contribuições para esse campo. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Nessa visão a criança deixa de ser vista como um agente regulado e dependente dos estímulos externos e passa a ser considerada como um sujeito ativo capaz de progressivamente reconstruir o sistema de escrita e sua representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais. ( ) A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é ajudá-la a desenvolver a sua consciência fonológica, isto é, auxiliá-la na análise da relação entre letras (ou grafemas) e sons (fonemas da língua). ( ) O erro na visão construtivista passa a ser interpretado não como algo ruim para alfabetização, mas como uma pista para o professor compreender como seu aluno está se apropriando desse conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
mostrar texto associado
Estão corretas as afirmativas:
Atentar para a produção sonora, reconhecendo e construindo diversas fontes sonoras, possibilita ao aluno familiarizar-se com um rico universo de sons que estimulará sua curiosidade e ampliará suas referências no que tange à utilização dessas fontes sonoras como instrumentos para a prática musical. Sobre o ensino da produção de sons e construção de fontes sonoras diversas de acordo com a proposta curricular do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
É importante desenvolver conteúdos e temas ligados à postura do aluno em relação a questões sociais, relações intersubjetivas na aprendizagem, primordialmente ligados aos sentimentos humanos que, articulados aos conceitos e demais conteúdos da área de Arte, humanizam as ações de aprender. Sobre os conteúdos que constam da proposta curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
A seleção dos conteúdos específicos de artes visuais, dança, música e teatro dependerá dos conhecimentos trabalhados nos ciclos ou séries anteriores e dos investimentos de cada escola. Sobre a seleção dos conteúdos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Os conteúdos relacionados na Proposta Curricular foram descritos separadamente para garantir presença e profundidade das formas artísticas nos projetos educacionais. Portanto, os professores não poderão fazer interseção entre elas para o seu trabalho em sala de aula. II. A critério das escolas e respectivos professores, sugerese que os projetos curriculares se preocupem em variar as formas artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando serão trabalhadas artes visuais, dança, música e teatro. III. Os professores de artes visuais, dança, música e teatro devem fazer um diagnóstico do grau de conhecimento de seus alunos e procurar saber o que já foi aprendido, a fim de dar continuidade ao processo de educação em cada modalidade artística. Estão corretas as afirmativas: