Filtrar


Questões por página:

Recursos multimídia destinados a aplicações educacionais são razoavelmente abundantes hoje em dia. No contexto educacional estes recursos podem ser utilizados para estímulo da aprendizagem através do questionamento, desafio, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de comunidades de aprendizagem colaborativa. Os recursos são:


1. Enciclopédias e Fontes de Referência

2. Livros Interativos

3. Tutoriais

4. Simulações

5. Filmes e Documentários


Correlacione os recursos descritos com as afirmativas abaixo.


( ) Pode ser usada para cenários de resolução de problemas ou desempenho de papéis.


( ) Uma das primeiras e mais úteis aplicações da tecnologia multimídia. Primeiramente em CD-ROM e posteriormente na Internet de banda larga.


( ) É possível incluir gráficos, sons, e animação junto com o texto.


( ) Oferecem uma fonte de excelente qualidade, e relativamente baratos, para as escolas.


( ) São produções multimídias desenvolvidas com propósitos educacionais. Apresentando a informação, guiando o aluno e inserindo estratégias para interação e fixação dos conceitos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A contribuição dos recursos eletrônicos multimídia para otimização da aprendizagem pode ser totalmente anulada se o “____________” não se fizer presente no processo. A interação aluno-professor e aluno-aluno tem uma importância crucial não só no processo de aprendizagem mas, sobretudo, no estímulo para se obter “sucesso” neste novo ambiente educacional. Escolha a alternativa que complete corretamente a lacuna:
Os atuais alunos das nossas escolas cresceram sob o estímulo da televisão. Não existe apenas uma influência da televisão, mas boa parte desta geração usa DVDs para gravar programas, realiza transações bancárias através de terminais eletrônicos, troca informações via Internet com os amigos e usa telefones celulares para se comunicar. Diferentemente de programa de televisão ou dos vídeos tradicionais, os programas de multimídia são planejados para serem experimentados através de navegação ____________. Escolha a alternativa que complete corretamente a lacuna:

A respeito da qualidade das trocas de informações realizadas pelas comunidades virtuais com os seus participantes, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações:


( ) A organização da comunidade refere-se aos objetivos pretendidos que devem estar explícitos, o público-alvo descrito e os tipos de colaboração que serão exigidos do participante claramente relacionado.


( ) O engajamento da comunidade refere-se a colaboração que deve ser amplamente incentivada. Portanto, o participante deve, antes de entrar para comunidade, perceber claramente o valor que receberá ao participar.


( ) O envolvimento da comunidade refere-se às questões culturais que devem ser respeitadas e alinhadas em sua formação.


( ) A mediação da comunidade é vital para o funcionamento de uma comunidade e o mediador exerce o papel importantíssimo de garantir que a comunicação ocorra da forma como é esperada.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Entendemos as comunidades virtuais como formas de relacionamentos e troca de informações entre os participantes. O sucesso da comunidade está vinculado à qualidade das atividades realizadas pelas pessoas, promovendo o respeito e confiança de valores próprios. Nesse sentido, analise as afirmações seguintes:


I. A comunicação é vital para o funcionamento de uma comunidade e o papel do mediador é importantíssimo para garantir que a comunicação ocorra de forma correta.


II. A mediação da comunidade virtual está representada pela colaboração que deve ser amplamente incentivada e os participantes devem perceber as questões geográficas, culturais e técnicas.


III. Todos os objetivos da comunidade devem estar claros e disponíveis, o público alvo especificado e os tipos de colaboração que serão exigidos dos participantes devem estar claramente descritos


IV.O compromisso e engajamento da comunidade virtual devem estar relacionados aos participantes pois eles precisam se sentir responsáveis pelo ambiente.


Assinale a alternativa correta: