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O marco referencial de um planejamento participativo refere-se aos seguintes componentes:
Segundo Danilo Gandin, as dimensões do planejamento participativo de uma instituição educativa são as seguintes:
Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:
Um dos elementos importantes na estrutura da universidade corporativa é a forma pela qual os conteúdos estão organizados em programas de aprendizagem. Na abordagem baseada em competências, há três tipos de programas que são bastante comuns às organizações. São eles:
1) programa de aprendizagem que envolve competências que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, precisam saber;
2) programa de aprendizagem que envolve competências comuns a muitas unidades ou áreas da organização; e
3) programa de aprendizagem que envolve competências exclusivas de determinadas unidades ou áreas da organização.
Tais programas de aprendizagem estão associados a currículos que sustentam a universidade corporativa. Assim, é correto afirmar que os programas listados estão relacionados, respectivamente, aos seguintes currículos:
Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área, Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades, para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é: