Questões de Concurso
Filtrar
15.827 Questões de concurso encontradas
Página 1781 de 3.166
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
Como atividade dominante na infância, tendo em vista as condições concretas da vida das crianças, a brincadeira pode ser uma das formas pelas quais estas começam a aprender. Dessa forma, a brincadeira poderá configurar-se como espaço de diagnóstico dos interesses e necessidades infantis e se transformar em espaço de experimentação e estabilização de conhecimentos e afetos, por meio das interações entre crianças e adultos, possibilitando a criação de um vínculo com o trabalho nas diferentes áreas do conhecimento.
Julgue o item que se segue.
Ao organizar o trabalho pedagógico, tanto a ética em seu aspecto reflexivo como a moral terão relevante papel e serão espelho da formação e atuação do professor como ser, pessoa e como profissional. Vê-se, portanto, que a ética, enquanto reflexão e definição da intencionalidade formativa, assume uma atitude, uma prática, que é, portanto, política, uma vez que exigirá um posicionamento frente ao indivíduo no sentido de intervir para que ele tenha uma formação voltada ao consentimento ou à mudança de suas condições sociais previamente dadas.
Julgue o item que se segue.
Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese, quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. A ontogênese se refere ao nosso desenvolvimento ao longo da vida, que vai da infância até a velhice, ou seja, embora com características advindas da evolução da espécie, na apropriação da cultura, o ser vai se transformando e adquirindo novas facetas.
Julgue o item que se segue.
Conforme disposto na Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ato avaliativo na Educação Infantil deve ocorrer sem o objetivo de promoção, mas com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Julgue o item que se segue.
O processos de avaliação, na Educação Infantil, pressupõe uma proposta pedagógica que vise a levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas; um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios; um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasado do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.