Questões de Concurso
Filtrar
9.165 Questões de concurso encontradas
Página 1786 de 1.833
Questões por página:
Questões por página:
Piaget afirma que toda desequilibração constitui condição necessária da aprendizagem. Uma das formas fundamentais que propiciaria tal fenômeno seria:
Do ponto de vista psicológico, falar de aprendizagem significativa equivale a pôr o processo de construção de significados como elemento central do processo de ensino aprendizagem.
Em termos piagetianos, podemos dizer que construímos significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um significado ao material de aprendizagem é precisamente um dos elementos estruturais do Processo de Equilibração Majorante na Teoria Piagetiana. Trata-se da:
Segundo NÓVOA, em As organizações escolares em análise (1992), no que concerne às características organizacionais das escolas, “o funcionamento de uma organização escolar é fruto de um compromisso entre a estrutura formal e as interações que se produzem no seu seio, nomeadamente entre grupos com interesses distintos”. Ainda segundo o autor, a Estrutura Social da Escola constitui-se como uma das grandes áreas sobre as quais se centram os estudos das organizações escolares.
Um dos elementos constitutivos dessa área seria:
PARO, em sua obra denominada Administração escolar: introdução crítica (2012), ao discutir a especificidade da administração escolar, relata: “...a escola assume um papel efetivamente revolucionário à medida que consiga levar as massas trabalhadoras a se apropriarem do saber historicamente acumulado e a desenvolverem a consciência crítica da realidade em que se encontram.”
Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel acima descrito seria:
Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel acima descrito seria:
mostrar texto associado
A formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las.