Questões de Concurso
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Sacristán defende que o currículo não se resume a um conceito teórico, pois o currículo se constitui também em uma ferramenta de regulação das práticas pedagógicas. Segundo o autor, o currículo é um componente formador da realidade do sistema de educação no qual se vive e sua implementação tem condicionado práticas em educação.
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O desenvolvimento do raciocínio lógico é um dos principais objetivos do ensino da matemática na Educação Básica. Porém, esse desenvolvimento se dará por meio de uma prática cognitiva adquirida através de experiências estimuladas junto aos alunos, mediada pelos professores.
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Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Após esses dois anos iniciais, parte-se para a aprendizagem de diversas outras habilidades sem a necessidade de consolidação e ampliação das práticas.
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O período em que a criança está cursando o Ensino Fundamental é caracterizado pela curiosidade e pela criatividade, e os futuros professores devem ser preparados para saber aproveitar este momento para a aprendizagem da matemática. Em outras palavras, o futuro professor deve aprender a planejar e colocar em prática algumas atividades que conduzam os educandos a uma construção efetiva dos conceitos matemáticos.
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A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o “o quê” e o “como” do processo pedagógico escolar. E a ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do professor, sem necessitar de uma intervenção pedagógica.