Filtrar


Questões por página:
A necessidade da definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo. Têm estas Diretrizes por objetivos:

I - sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei N° 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;
II - estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político pedagógico da escola de Educação Básica;
III - orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais - docentes, técnicos, funcionários - da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Na teoria sociointeracionista de Vygotsky, encontramos uma visão de desenvolvimento humano baseada na ideia de um organismo ativo cujo pensamento é formado em um ambiente histórico e cultural. É importante destacar que no processo de interação o importante não é a figura do professor ou do aluno separadamente, mas é o campo de interação criado por eles.
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
O Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente discorre a respeito da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. Em se tratando da Educação dos mesmos, avalie a qual desses objetivos o direito à educação da criança e do adolescente visa:

I - Ao pleno desenvolvimento de sua pessoa. II - Ao preparo para o exercício da cidadania. III - À qualificação para o trabalho.

Assinale a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
O exercício pleno da democracia exige cidadão com competência e não apenas para soletrar palavras e assinar o nome. A criança deve ser entendida a partir do que é, faz e tem, e não do que lhe falta. Ou seja, a criança apesar de sua pouca idade, tem direito pleno da cultura letrada em um processo contínuo que deve começar na infância, mas este aprendizado se estende pela vida a fora, pois, a leitura é um bem social e acreditamos que a alfabetização não começa e nem termina no circuito escolar e sim num processo permanente.

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa incorreta:
Visualizar Questão Comentada
Em consonância ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n º8.069/90, a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais. O direito ao respeito compreende:
Visualizar Questão Comentada