Filtrar


Questões por página:

Segundo Emília Ferreiro (2010), a criança não é só constituída de mão para treinar, de olhos para ver, ou pelo fato de ela falar. Essas habilidades, mais a possibilidade humana da linguagem não são isoladas, somam com o pensamento humano. Em suas palavras:

“É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões. (…) temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: (…) Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu.

” Conforme Ferreiro (2010), qual é a unidade mais simples e que pode apresentar a linguagem de forma mais facilitadora da aprendizagem para a criança pensar sobre a escrita?

A maioria das redes públicas incorporou à escrita infantil o nome das crianças, como atividade inicial de leitura e escrita e suporte para o entendimento da base alfabética. Há dúvidas ainda em relação às explorações e às possibilidades de atividades. Sobre isso, Teberosky e Cardoso (2000) indicam que
Conforme Tizuko Kishimoto (2009), é correto afirmar que a brincadeira na teoria piagetiana é

Os especialistas e escritores de educação infantil, assim como os documentos oficiais, apontam para a necessidade da parceria da escola com as famílias por ser essencial para a educação da criança. Porém, educadores sentem que a relação muito próxima com os pais pode ter um aspecto conflituoso, mas concordam que devem superá-lo.

De acordo com Oliveira (2002), para harmonizar as formas de autoridade exercidas pelos pais e pelos professores, é correto afirmar que

A história da educação infantil no Brasil, de acordo com Oliveira (2002), teve uma função assistencialista para as creches. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, uma conquista histórica, coloca a educação infantil como parte da educação básica, destitui a ideia de que as crianças devem ser cuidadas ou assistidas, e considera-se que elas têm o digno direito à cidadania ao serem educadas.

De acordo com as propostas atuais, o papel das creches, inseridas na educação infantil, está fundamentado