Filtrar


Questões por página:

Ana Mae Barbosa (2010), ao criar a Abordagem Triangular para o Ensino da Arte, pressupõe um pensamento articulado, no qual o contexto do educando é tomado com relevância frente ao conteúdo ensinado. Considerando que essa proposta interfere diretamente no currículo das linguagens da arte, é correto deduzir que

Conforme Barbosa (2008), o livro da vida ou da memória do grupo, um dos registros importantes a ser instituído para a educação infantil, é:

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem...”

A partir disso, é correto afirmar que

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que

Os autores Edwards, Gandini e Forman, no último capítulo “Para onde vamos agora?”, de As cem linguagens da criança (2015), apresentam nas considerações finais do livro uma lista de procedimentos com o título ‘Preparação do projeto’. O livro relata um currículo baseado em projetos didáticos, bastante ousados para a tradição pedagógica.

Conforme o livro citado, considerando a abordagem tratada e os projetos apresentados, o procedimento correto é: