Filtrar


Questões por página:
Os diferentes gêneros textuais são definidos por suas características, pela soma do conteúdo, a função, pelo estilo do mesmo e a composição do que será lido, o que significa que em todo texto com função comunicativa, está presente um gênero textual. Analise as assertivas a seguir.
I. Ao ensinar sobre o gênero carta, mostra-se suas partes: Cabeçalho, local, data (as características), que são importantes para o conhecimento do aluno, mas, também é importante se mostrar que se deve pensar em para quem escrever, o que se pretende escrever, a mensagem que se quer passar e quem vai ler esta carta.
II. Ao redigir uma notícia ou escrever frases para um cartaz, sabemos que estamos passando informações para diversos tipos de leitores.
III. Na escola, as cartas devem ser trocadas entre alunos de uma mesma turma ou de turmas distintas, um jornal pode ser criado e distribuído para que os alunos produzam e socializem as informações, ações que ajudam no desenvolvimento e na interação dos mesmos e incentiva o gosto pela leitura e pela produção de textos.
As assertivas lidas anteriormente tratam do mesmo assunto, o uso dos gêneros textuais na aquisição da escrita e leitura, sobre esse assunto, marque a opção INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Para Bakhtin: Ler e escrever são atividades altamente complexas que envolvem o conhecimento de linguagens sociais que historicamente e culturalmente foram se organizando oralmente e por escrito, por meio de recursos expressivos, como modos de dizer os conhecimentos das diferentes esferas sociais criadas pelo homem. Qual o principal papel que a educação necessita desempenhar para fornecer aos alunos a capacidade de se tornarem os principais protagonistas de seu processo de ensino e aprendizagem? Marque a opção CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
Analise as afirmativas abaixo.
I. Começa-se ensinando a forma e o som das vogais. Depois ensinam-se as consoantes, estabelecendo entre elas relações cada vez mais complexas.
II. Cada letra (grafema) é aprendida como um fonema (som) que junto a outro fonema, pode formar sílabas e palavras.
III. A decoração oral das letras do alfabeto, seu reconhecimento posterior em pequenas sequências e numa sequência de todo o alfabeto e, finalmente, de letras isoladas.
IV. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada, segundo a escolha de sons mais fáceis para os mais complexos.
A partir da concepção do método fônico de alfabetização, marque a opção CORRETA.
Questão Anulada
As metodologias ativas consideram o aluno como sujeito central da sua aprendizagem, buscando sempre o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dentro deste processo. Sobre essa metodologia é correto afirmar, EXCETO.
O processo de ensino e aprendizagem ocorre de diferentes formas. A função da educação é transformar sujeitos e mundo em algo melhor. O homem só entende o processo de construção do saber quando aprende a problematizar suas práticas.
Analise as afirmações a seguir.
I. A criança expõe seus aprendizados por meio da linguagem. Dessa forma é que podemos ter a certeza sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno.
II. O sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e o objeto a ser conhecido pelo sujeito.
III. O conhecimento parte da organização e sistematização das informações; estruturar e explicar os fatosa partir das experiências vivenciadas.
IV. O aprendizado ocorre das relações estabelecidas da interação e das trocas mútuas.
V. O aprendizado acontece a partir de duas variáveis: o processo e o produto.
Após a análise das afirmativas, marque a opção CORRETA.
Visualizar Questão Comentada