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A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções que refletiram os projetos políticos de cada período. Durante o regime militar (1964-1985), a educação foi orientada por uma perspectiva tecnicista. Sobre as características da pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir:



I. Priorizava a formação de mão de obra qualificada para atender às necessidades do modelo econômico desenvolvimentista, enfatizando o ensino técnico e profissionalizante.


II. O processo educativo era centrado na figura do professor como um especialista que aplica um conjunto de técnicas para garantir a eficiência e a produtividade do ensino.


III. Valorizava o debate político e a reflexão crítica sobre a realidade social em sala de aula, incentivando a organização dos estudantes em entidades representativas.



Está correto o que se afirma em:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que:
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou Lei n.0 9.394 foi criada em 1961, teve uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação mais recente, sancionada em 20 de dezembro de 1996. Sobre essa Lei, é correto afirmar que:
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No Brasil, a partir da implantação do regime republicano e do direito de voto aos alfabetizados, houve, nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em garantir que os novos programas curriculares criassem uma identidade nacional. Para isto, o ensino de história deveria:
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A partir do final dos anos 60 do século XX, as críticas sobre os métodos de ensino levaram os educadores a dedicarem mais ênfase à renovação do ensino. No ensino de História, houve críticas ao chamado método tradicional, que caracterizava a História como uma disciplina: