Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 360 de 1.871
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
Diversos estudos enfatizam as relações e implicações da intervenção com jogos para o desenvolvimento das pessoas, em situação individual ou grupal. Ao refletirmos o conceito de “lúdico” em diferentes literaturas que o apresentam, pode-se concluir que a ludicidade é a utilização de jogos e de brincadeiras que deixam as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Julgue o item a seguir.
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Orientação Sexual é que a escola trate da sexualidade como algo fundamental na vida das pessoas, questão ampla e polêmica, marcada pela história, pela cultura e pela evolução social. Segundo os PCN, a orientação sexual na escola é entendida como parte da grade curricular obrigatória, perpassando todos os níveis de ensino.
Julgue o item a seguir.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) transforma as práticas substitutivas e excludentes da Educação Especial em práticas inclusivas, sendo respaldado pela Constituição Federal de 1988, que prescreve, em seu art.208, “o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Ou seja, o AEE constitui um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Julgue o item a seguir.
Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
Julgue o item a seguir.
Ao utilizar os jogos, as brincadeiras e a ludicidade em suas avaliações ou intervenções, o psicopedagogo objetiva resgatar os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos dos conteúdos ministrados pelo educador em sala de aula, motivando o educando a buscar uma aprendizagem prazerosa. Destaca-se que, ao utilizar recursos lúdicos, o profissional de psicopedagogia deve esclarecer o porquê, para quem e quais recursos utilizar, considerando as dificuldades identificadas e a superação das mesmas.