Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 363 de 1.871
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
Paulo Freire pensa a ação educativa valendo-se da necessária postura que deve ter o educador progressista, entendido aqui como aquele que, estando consciente de sua responsabilidade, com competência técnica, associa o ensino do conteúdo à leitura crítica da realidade, inquietando os educandos, desafiando-os para que percebam que o mundo pode ser mudado, transformado, reinventado. Para tanto, o autor propõe uma educação transformadora, educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças.
Julgue o item a seguir.
Saber se o sujeito se alimenta corretamente, em quantidade e qualidade, e se dispõe de condições de sono e abrigo de qualidade, é de suma importância para considerar fatores que tenham como consequência problemas de aprendizagem. Essas condições, segundo a teoria de Sara Pain para investigação de dificuldades de aprendizagem, se enquadram na categoria de fatores ambientais que influenciam no desenvolvimento da aprendizagem.
Julgue o item a seguir.
As práticas pedagógicas problematizadoras, que rompem com os esquemas característicos da educação tradicional, transformando o educador naquele que não apenas educa, mas que enquanto educa é educado em diálogo com o educando. Essa proposta amplamente difundida por Paulo Freire estabelece uma relação do olhar vertical sob as práticas de ensino da educação.
Julgue o item a seguir.
Toda criança por natureza gosta de se movimentar. Utilizar o jogo em sala de aula para distrair os estudantes de uma atividade mais pesada e puxada é um exemplo de trabalhar o lúdico na escola. O lúdico é um modo de entreter os educandos e pode ser uma alternativa para distrair, ou uma válvula de escape para a dificuldade de atenção e concentração que se apresenta como uma queixa muito comum da atualidade.
Julgue o item a seguir.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Podem ser vistos como temas transversais a orientação sexual, saúde, meio ambiente, consumo e pluralidade cultural.