Filtrar


Questões por página:
As afirmativas a seguir a respeito das teorias e práticas de alfabetização em diferentes momentos históricos, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Visualizar Questão Comentada
A respeito dos processos cognitivos associados à alfabetização, assinale a afirmativa que descreve corretamente a respectiva contribuição teórica.
A respeito da distinção entre letramento e alfabetização, leia o trecho a seguir.

Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.36.

Sobre o processo de letramento, analise as afirmativas a seguir.

I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

Está correto o que se afirma em
Leia o trecho a seguir.

O projeto pedagógico-curricular deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola. Considera o que já está instituído, mas tem também uma característica de instituinte.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. São Paulo: Heccus Editora,2015 (adaptado).

O trecho acima distingue duas dimensões no projeto pedagógico. Assinale a opção que indica um exemplo da função instituinte.
Considerando o conceito de didática a partir do pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A didática deve pensar maneiras de transmitir os conteúdos escolares de maneira eficaz, de modo a transformar os alunos em sujeitos.
( ) A didática deve buscar a neutralidade ideológica em seus métodos para garantir que os alunos não terão suas crenças modificadas.
( ) A didática precisa estar centrada na relação de diálogo entre professor e aluno, pensando criticamente os conteúdos tratados.

As afirmativas são, respectivamente,