Filtrar


Questões por página:
Sanches (2003, p.160), apresenta uma cena cotidiana da Educação Infantil: “Uma sala cheia de colchonetes espalhados de forma organizada. Tudo fechado, inclusive as cortinas. O dia é quente. As crianças acabam de almoçar. (...) são colocadas nos colchonetes. A funcionária alerta: “É hora de dormir, não quero ver ninguém de olhos abertos.” Alguns sorrisos e gestos no ambiente escuro e abafado”. O trecho trata acerca da hora do sono: sobre ele pode-se refletir que:
Muitos acidentes envolvendo crianças ocorrem em ambientes domésticos ou em locais onde elas passam grande parte do tempo, como instituições educacionais. Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar tais incidentes e saber como agir em emergências. Independentemente da idade, é importante seguir alguns cuidados básicos, destacando-se que:
Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:
A Lei nº 12.796, de 2013, alterou o artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996, no qual define-se que a educação infantil será organizada conforme algumas regras comuns. Dentre elas, pode-se destacar:
A hora do banho na educação infantil, especialmente em instituições de tempo integral, sempre apresenta desafios. Contudo, é possível transformar esse momento em algo prazeroso e lúdico para as crianças. Ao considerar o banho, geralmente o associamos à dimensão do cuidado, no entanto, pode ser um momento importante para educar, pois: