Filtrar


Questões por página:
No processo de construção de conceitos, ações realizadas sobre objetos funcionam como alicerce das conquistas. Quando manipula, encaixa, ordena e estabelece correspondências quantitativas entre objetos, a criança tem a oportunidade de ampliar sua base conceitual. Sendo assim, o professor deve:
De acordo com Sandra Bozza (2011, p.53), “aprovar o aluno sem o saber necessário representa o mesmo crime social cometido com a reprovação”. Entendendo, então, que a intencionalidade da avaliação não deve ser emitir uma sentença para o aluno – aprovado ou reprovado –, necessário é reconhecer que o processo avaliativo, quando convenientemente planejado, tem um impacto muito relevante, porque:
Quando a instituição de educação infantil baseia suas práticas na ideia equivocada de que as famílias dificultam o processo de socialização e de aprendizagem das crianças, a relação entre essas duas importantes instituições fica comprometida. Para que o trabalho dos profissionais que atuam na creche e na pré-escola tenha êxito, é imprescindível estabelecer:
Na educação infantil, segundo os preceitos legais vigentes, conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se são:
No que se refere à avaliação, a observação pedagógica é uma ferramenta que precisa ser bem compreendida e desenvolvida pelos professores, pois não basta olhar rapidamente, sem sistematização. É fundamental observar atentamente um grupo, as suas relações, suas criações, suas culturas, realizando: