Filtrar


Questões por página:
Dentre as teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano, qual delas defende que o sujeito aprende por meio da mediação semiótica?
A Lei nº 10.639/2003 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório:
Nos livros didáticos de geografia, a iconografia (imagens, ilustrações, mapas, gráficos) é apresentada como recurso didático. Sobre a iconografia, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve ser integrada às atividades didáticas, servindo como suporte para questões investigativas e análise crítica dos conteúdos.
( ) Tem função meramente decorativa nos livros didáticos, sem contribuir para a construção de conceitos geográficos.
( ) O uso de mapas e gráficos favorece a interpretação de fenômenos espaciais quando acompanhado de orientações e atividades propostas pelo professor.
( ) Imagens e ilustrações apresentam significado estável e idêntico para todos os leitores, dispensando discussão interpretativa em sala.
( ) A proposta de atividades que relacionem texto e imagem contribui para o desenvolvimento da leitura crítica dos alunos.
A aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) ao ensino de Geografia indica que a prática pedagógica mais comumente adotada para promover a aprendizagem significativa é:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as habilidades e competências que devem ser apreendidas na disciplina de Geografia no ensino básico brasileiro. A respeito da BNCC e do componente curricular de Geografia no ensino básico brasileiro, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A BNCC está organizada com base nos conceitos geográficos de paisagem e território.
( ) A BNCC entende que a principal contribuição da geografia é possibilitar aos estudantes a compreensão dos processos físicos da natureza no planeta Terra.
( ) A unidade temática “Natureza, Ambientes e qualidade de vida” da BNCC destaca que, no Ensino Fundamental Anos Finais, há necessidade dos alunos estabelecerem noções mais complexas para além do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Assim, torna-se possível que alunos conheçam os fundamentos naturais do planeta e as transformações impostas pelas atividades humanas na dinâmica físico-natural, inclusive no contexto urbano e rural.