Questões de Concurso
Filtrar
9.439 Questões de concurso encontradas
Página 89 de 1.888
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Aguiar (2006), a história mostra que, nos países que investiram na educação, os sistemas nacionais de educação chegaram, mais rapidamente, à universalização do ensino elementar, inclusive como um produto das lutas sociais por maior igualdade de oportunidades. Para a autora, com as críticas crescentes à globalização neoliberal que aprofunda a desigualdade social e que se expressa na exclusão social, passa a ser considerado uma saída para a questão da pobreza, das desigualdades pessoais e regionais e da própria questão da sustentabilidade o
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na perspectiva de Queiroz e Moita (2007), para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia a dia. Por isso, elas destacam as principais correntes filosóficas nos grandes períodos da história. A esse respeito, de acordo com as autoras, é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura de Suzano - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na obra “Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos”, Libâneo (1985) defende que os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas, sendo possível encontrar na prática educacional pelo menos três: o tradicional, o renovado-tecnicista e o sociopolítico. Do ponto de vista das relações entre educação e política, segundo o autor, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Carvalho (2005), as barreiras humanas, materiais, financeiras, político-pedagógicas e organizacionais existentes serão removidas quando
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Bersch (2008), com base em documento da CORDE – Comitê de Ajudas Técnicas – ATA VII, traz a definição brasileira de Tecnologia Assistiva (TA): “(...) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.
Segundo a autora, sobre TA enquanto área do conhecimento, é correto afirmar:
Segundo a autora, sobre TA enquanto área do conhecimento, é correto afirmar: