Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 924 de 1.871
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
Na elaboração do projeto político-pedagógico é necessário lidar com temas significativos que se relacionem com problemas e fatos culturais relevantes da realidade em que a escola se insere. Assim, entendendo o currículo como fundamental para a realização de um trabalho pedagógico eficaz, referente a como o Projeto Político-Pedagógico deve ser constituído, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, na Lei nº 9394/1996, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino tornam-se responsáveis por
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação deve ser norteada por seis princípios. Considerando esses princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A educação não tem a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais. ( ) A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A educação em direitos humanos não faz parte dos eixos fundamentais da educação básica. ( ) A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
( ) A educação não tem a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais. ( ) A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A educação em direitos humanos não faz parte dos eixos fundamentais da educação básica. ( ) A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
A universalização da educação básica, com indicadores precisos de qualidade e de equidade, é condição essencial para a disseminação do conhecimento socialmente produzido e acumulado e para a democratização da sociedade. Considerando essa afirmativa, a escola tem como papel reproduzir o conhecimento que na escola, de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, aparece de forma
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
Para que o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007) abarque todos os objetivos previstos em seu texto, é necessário que abranja três dimensões. Sabendo disso, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Conhecimentos e Habilidades.2. Valores, atitudes e comportamentos 3. Ações.
( ) Desencadear atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. ( ) Compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana. ( ) Desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos.
1. Conhecimentos e Habilidades.2. Valores, atitudes e comportamentos 3. Ações.
( ) Desencadear atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. ( ) Compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana. ( ) Desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos.