Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 946 de 1.871
Questões por página:
Questões por página:
Tomando a citação “(...), tematizar um esquema de ação, tendo ele sido apenas meio ou instrumento para outras ações ou acontecimentos, implica inverter essa situação (ser meio para outros fins). (...), tem-se que reconstituí-lo, transformá-lo, tomar consciência de suas características e do quão bem ou mal ele cumpre suas funções. ” (Macedo,2010). A abordagem apresenta uma visão construtivista estruturada por meio de um trabalho que exige descentralizar e coordenar os diferentes pontos de vista produzidos no processo para adquirir o conhecimento.
Leia abaixo, o conceito de tematizar para o autor.
“Tematizar é por isso, _________ um novo conhecimento, para um velho e ignorado saber, reduzido à sua boa ou má ________ instrumental.
(Macedo, Lino. Ensaios construtivistas.6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2010. Coleção Psicologia e educação. Dirigida pelo autor. P.16.)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Leia abaixo, o conceito de tematizar para o autor.
“Tematizar é por isso, _________ um novo conhecimento, para um velho e ignorado saber, reduzido à sua boa ou má ________ instrumental.
(Macedo, Lino. Ensaios construtivistas.6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2010. Coleção Psicologia e educação. Dirigida pelo autor. P.16.)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O estudo de novos procedimentos didáticos, reorganização da dinâmica no ato de ensinar e a visão mais ampla sobre a trajetória do ato de aprender, indicam a existência de uma carência nítida do ensino tradicional. Assim, os procedimentos didáticos vão contribuir para formação do estudante: protagonista e formador do próprio conhecimento. Assim, analise as afirmativas abaixo.
I. Mobiliar a memória mais do que fomentar a produção dos saberes.
II. A formação de estudantes pesquisadores. Investigando as respostas à questão.
III. A formação de estudantes bons ouvintes. A opção de escolha e reflexão sobre o processo de aprendizagem e do educador.
IV. O importante é a ação de ler ou interpretar os textos.
Estão corretas as afirmativas.
I. Mobiliar a memória mais do que fomentar a produção dos saberes.
II. A formação de estudantes pesquisadores. Investigando as respostas à questão.
III. A formação de estudantes bons ouvintes. A opção de escolha e reflexão sobre o processo de aprendizagem e do educador.
IV. O importante é a ação de ler ou interpretar os textos.
Estão corretas as afirmativas.
A construção da relação professor e aluno corrobora com o conceito de integração nas metodologias ativas. Operacionalizando o acolhimento, a inclusão e a união. A este respeito, assinale a alternativa incorreta
A discussão sobre o método para a pedagogia tradicional, restrita em explorar os saberes anteriores dos alunos e voltada para a transmissão de conhecimentos, levou alguns teóricos a apresentar a pedagogia, desenvolvida em um movimento construtivista, que versa pelo estudante participativo e ativo e do professor como orientador, ser um mediador. Completar o sentido do papel do estudante e do papel do professor, de acordo com o enunciado. Sobre este perfil de professor, assinale a alternativa correta.
As crianças pequenas, dos primeiros anos do ensino fundamental, devem ter a oportunidade de participar do processo avaliativo. Para otimizar a participação dos estudantes no processo da avaliação, é importante boas estratégias para executar nas aulas e garantir esta ação. Considerando as sugestões dispostas no “Indicadores da Qualidade na Educação” (MEC,2004, P.09) analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Propor a execução de desenhos individuais e coletivos sobre a escola e as dimensões da qualidade apresentadas neste instrumento.
( ) Não utilizar esquetes teatrais sobre o dia-a-dia da escola.
( ) Falar em sala de aula da importância da avaliação e do processo que estão acontecendo na escola
( ) A escola deve usar criatividade para mobilizar pais, alunos, professores e funcionários para o debate sobre sua qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Propor a execução de desenhos individuais e coletivos sobre a escola e as dimensões da qualidade apresentadas neste instrumento.
( ) Não utilizar esquetes teatrais sobre o dia-a-dia da escola.
( ) Falar em sala de aula da importância da avaliação e do processo que estão acontecendo na escola
( ) A escola deve usar criatividade para mobilizar pais, alunos, professores e funcionários para o debate sobre sua qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.