Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A natureza do ensino e da aprendizagem está relacionada à maneira como planejamos nossa intervenção educacional e pedagógica, tanto do ponto vista da educação formal quanto da educação não formal. Quando consideramos o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender, estamos desassociando o ensino das boas práticas pedagógicas e, assim, abnegando as nossas concepções de ensino e aprendizagem.

II. A escola é um espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos pactuados por meio do projeto político-pedagógico concebido, segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa.

III. A educação é um fenômeno extremamente complexo e que impacta no desenvolvimento humano, obrigando os educadores a ignorar a globalidade e a diversidade das práticas educativas no planejamento escolar, pois os educandos se encontram imersos em múltiplos contextos nos quais vivem e participam.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As atuais estruturas da sociedade exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades, a fim de que os alunos possam fundamentalmente desassimilar e ignorar a realidade do contexto social comprometido com as constantes mudanças.

II. A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas exclusivamente por profissionais habilitados em cursos de licenciatura e com especialização em áreas científicas.

III. Vygotsky afirmava que a prática educativa possibilita e permite à criança aprendiz envolver-se nas atividades de forma independente apenas quando não dispunha da ajuda de outros indivíduos.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação diagnóstica permite ao educador verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

II. A avaliação somativa permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas, o que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas.

III. A avaliação da aprendizagem deve ser um momento de reflexão e, por isso, não deve ser estática nem ter caráter classificatório. Ela é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e, nesse sentido, o professor precisa desauxiliar o educando durante todo o caminho da aprendizagem.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:


I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.

II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.

III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.

Marque a alternativa CORRETA: