Filtrar


Questões por página:
Na opinião de uma variada gama de autores (MEIRA,2002; SALES E SILVA,2008; COSTA,2009 etc.), o fracasso escolar não tem somente uma causa; apresenta, na verdade, múltiplas determinações: de ordem individual, social, cultural, pedagógica e até política. Sabendo disto, assinale dentre as alternativas abaixo apenas a que contiver os fatores pertinentes ao aspecto cultural do fracasso escolar:

Analise as afirmativas a seguir:

I. É vedado ao coordenador pedagógico transitar nos espaços formais e informais da instituição de ensino, ainda que com o objetivo de promover a aproximação dos corpos discente e docente dos objetivos institucionais.

II. A coordenação pedagógica deve abster-se das atividades de formação e evitar a realização de encontros periódicos para refletir e debater sobre o contexto de cada atividade dentre do ambiente escolar.

III. É dever do coordenador escolar promover a escola como local de convívio pacífico entre as diversas formas de aprendizagem e, ao mesmo tempo, proibir o acesso dos cidadãos ao ambiente escolar a qualquer custo.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do município, em relação ao seu plano de educação, garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, conforme determinado no Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. A erradicação do analfabetismo é uma diretriz do Plano Nacional de Educação, conforme previsto na Lei Federal nº 13.005, de 2014, que deve ser assumida apenas pelos órgãos do Governo Federal.

III. O Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014, determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos cinco Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A concepção do currículo, a prática da gestão democrática e o estímulo à formação continuada dos educadores são elementos relacionados com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico.

II. A definição do currículo de uma instituição de ensino não deve contemplar as inovações tecnológicas úteis ao trabalho escolar, assim como deve distanciar ou mesmo vetar o contato dos educandos com quaisquer tecnologias úteis à sociedade.

III. O currículo escolar não está ligado, ou mesmo comprometido, com as relações de poder no ambiente escolar. Assim, o currículo deve sempre refletir uma absoluta imparcialidade e falta de consideração sobre os interesses e objetivos dos alunos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, o direito de ser respeitado por seus educadores, e o direito de contestar os critérios avaliativos, são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. A Lei Federal nº 8.069, de 1990, determina que as crianças e os adolescentes têm direito à educação, visando ao seu pleno desenvolvimento, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho.

III. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, considerase criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. No entanto, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente o Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


Marque a alternativa CORRETA: