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O Plano Nacional de Educaçao (PNE) não prevê a participação da comunidade educacional na elaboração dos planos de educação dos Estados e do Distrito Federal, ficando essa participação restrita à elaboração dos planos municipais que poderão, posteriormente, influenciar na elaboração dos plabos estaduais.

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A BNCC não considera a importância da articulação entre competências específicas de História e habilidades gerais, limitando-se apenas a aspectos pontuais do conhecimento histórico, isso porque a interdisciplinariedade será trabalhada em projetos integradores extras, que fazem parte das metas da BNCC.

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O Ensino Religioso é obrigatório para todos os alunos do Ensino Fundamental, conforme o art.33 da Lei nº 9.394/96, exceto quando compravada a necessidade laica de não aplicabilidade da disciplina em determinadas escolas e/ou regiões.

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As competências específicas de História para o Ensino Fundamental na BNCC não se limitam apenas à compreensão superficial dos eventos históricos, mas também exigem a capacidade de analisar criticamente as relações de poder e os mecanismos de transformação das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes contextos espaciais.

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De acordo com a Resolução CNE-CEB 07/2010, O currículo do Ensino Fundamental deve abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências da Natureza e duas Línguas Estrangeiras Modernas.