Questões de Concurso
Filtrar
2.138 Questões de concurso encontradas
Página 402 de 428
Questões por página:
O lança-perfume é uma droga de comércio ilegal no Brasil, composta principalmente de cloreto de etila. A polícia civil de vários estados registra casos cada vez mais frequentes de apreensões dessa droga, contrabandeada da Argentina, onde sua produção é liberada. As afirmativas a seguir referem-se a esse e a outros agentes tóxicos voláteis. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
A anilina (fenilamina) é um composto orgânico muito utilizado em indústrias químicas de corantes, explosivos e vernizes, entre outros. A exposição ocupacional aguda a vapores que contêm anilina pode gerar quadros de meta-hemoglobinemia (MetHb) acentuada. Quando os valores de MetHb são superiores a 60%, podem ocorrer perda de sentidos, convulsões, coma e morte. Acerca da MetHb associada à exposição à anilina, assinale a alternativa correta.
O chumbo é componente importante em ligas para solda, condutores elétricos, tipos para impressão, munição, bem como do bronze e do latão. Os sais de chumbo encontram uma variedade de aplicações, como a produção de tintas (pigmentos), plásticos (estabilizantes), vidro produção de cristais) e cerâmicas (fritas de vitrificação). A produção industrial do chumbo teve início com a introdução do processo de cupelação, há mais de 5.000 anos, e é provável que, já naquela época, tenham ocorrido ntoxicações pelo metal, fazendo dele o mais antigo agente óxico de importância ocupacional.
J. S. Lepera. Chumbo: determinação de chumbo no sangue por espectrofotometria de absorção atômica. In: Ciências farmacêuticas: toxicologia analítica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, p.232 (com adaptações).
A respeito da disposição e dos efeitos do chumbo no organismo e das metodologias para determinação da exposição a esse metal, assinale a alternativa correta.
Agentes anticolinesterásicos são substâncias capazes de inibir a ação da enzima acetilcolinesterase, com variado grau de toxicidade para os seres humanos.
Esses compostos vêm sendo desenvolvidos e utilizados desde o século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados como gases de guerra (Tabum e Sarin). Atualmente, são usados como medicamentos (fisostigmina e neostigmina), no controle e no combate a pragas (acaricidas, nematicidas e fungicidas), tanto na agricultura como na pecuária, além de inseticidas de uso domiciliar. Hoje, existe no mercado grande número de compostos cujos princípios ativos são organofosforados e(ou) carbamatos, principais responsáveis pelas intoxicações provocadas por anticolinesterásicos.
Devido ao uso desses produtos, tanto em ambiente de trabalho (atividades relacionadas com agricultura, pecuária, indústria de pesticidas, comércio de produtos agroveterinários, empresas de dedetização etc.) como no domicílio, o acesso a eles é muito fácil, tornando bastante frequente a intoxicação acidental, principalmente em crianças e trabalhadores que lidam diretamente com essas substâncias, além da intoxicação proposital, nas tentativas de autoextermínio.
A. Andrade Filho e C. Romano. Anticolinesterásicos.
In: Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte:
Folium, 2001, p.53 (com adaptações).
Com relação aos agentes anticolinesterásicos e às intoxicações relacionadas a essas substâncias, assinale a alternativa correta.
Legenda:
A – cromatograma da amostra suspeita
B – cromatograma de ponto de 50 mg/L de MHS–2.238 da curva de calibração
P.I. – padrão interno
Observação: a área dos picos está expressa ao lado de cada um.
Os cromatogramas contidos na figura representam a eluição de uma droga sintética hipotética, aqui denominada MHS-2.238, e um padrão interno compatível. O cromatograma A é de uma amostra apreendida com traficantes, e o cromatograma B é referente ao padrão cromatográfico da substância MHS-2.238, na concentração de 50 mg/L. Considere que o método seja linear entre 1 e 5.000 mg/L e que este ponto seja representativo do restante da curva. Além disso, considere as condições cromatográficas a seguir: cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE – HPLC) com detector de UV (ajustado em 254 nm); coluna C18 (fase reversa); e fluxo isocrático de fase móvel composta por metanol:água (65:35). Com base nessas informações e na figura, assinale a alternativa correta.