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A tabela apresenta as quatro etapas que, segundo Chiavenato (2008), devem compor um processo de treinamento e dificuldades apresentadas por um servidor público.


Etapas do Treinamento

I. Transmissão de Informação

II. Desenvolvimento de Habilidades

III. Desenvolvimento de Atitudes

IV. Desenvolvimento de Conceitos


Dificuldades apesentadas por um servidor público

( ) É frequentemente grosseiro no atendimento ao público.

( ) Não conhece a política de progressão funcional do município.

( ) Precisa aprender a usar o sistema do MEC para preencher os indicadores de educação.

( ) Não consegue relacionar os impactos na comunidade com a política municipal de saúde.


Se associarmos cada etapa de treinamento à dificuldade que ela deveria ter sanado, obtemos, de cima para baixo, a sequência

Fisher (2002) aponta a evolução de quatro modelos diferentes para a gestão de pessoa.

( ) Modelo Clássico

( ) Modelo Motivacional

( ) Modelo de Gestão Estratégica

( ) Modelo Competitivo


1. Um de seus focos é a gestão de competências.

2. Deu uma contribuição à gestão de recursos humanos ao descobrir que o gerente de linha faz a intermediação entre a organização e as pessoas.

3. A área de trabalho era voltada para transações processuais e os trâmites burocráticos.

4. A gestão de recursos humanos deve estar atenta aos fatores ambientais à organização, em especial os externos.


Numerando a coluna I de acordo com a coluna II, qual é a sequência correta, de cima para baixo?

Dentro da administração de cargos e salários de uma organização existem diversos tipos de benefícios a serem fornecidos aos colaboradores. Com base nas noções de Recursos Humanos, qual é o único que faz parte dos benefícios espontâneos?
Os procedimentos operacionais de uma universidade pública envolvem uma série de rotinas e normas a serem seguidas com o objetivo de manter o padrão na execução de suas atividades. Das atividades listadas, qual é a única que apresenta um procedimento operacional típico de uma instituição de ensino superior?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), é equivalente a um Plano Estratégico em qualquer outra organização. A sua execução pode e deve ser efetivada por meio de projetos. Um exemplo prático, em tempos de estratégia de crescimento das IFES, é um projeto de implantação de um novo curso de graduação. Dadas as afirmativas quanto às características de projetos, I. É um empreendimento não repetitivo. II. O produto de um projeto é único (singular). III. Sua abrangência e escopo são bem definidos. verifica-se que está(ão) correta(s)