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A avaliação de desempenho nas empresas tem como propósito diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como gerando um melhor desempenho. Cada sistema de avaliação possui suas peculiaridades, com pontos fortes e pontos fracos. Há um método baseado no fato de que, no comportamento humano, existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Trata-se de uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos a respeito do desempenho de seus subordinados. Existe também outro método que pretende fixar padrões mais objetivos de avaliação entre os avaliados, distribuindo os colaboradores em parâmetros predefinidos de desempenho esperado. Trata-se, respectivamente, dos seguintes métodos de avaliação de desempenho:
As empresas se valem de diversas formas de recrutamento e seleção de pessoas. O recrutamento interno é a procura de candidatos dentro da própria organização para o preenchimento de uma vaga. Existe um tipo de via, que conduz o recrutamento interno e que propicia aos colaboradores uma visão geral da área, capacitando-os para cobrir faltas e preparando-os para assumir cargo hierárquico superior. Uma outra via é aquela que procura preencher a vaga com a busca de um profissional dentro dos quadros da própria empresa. Estas duas vias de recrutamento interno são denominadas, respectivamente:
Quando um administrador precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da sua empresa, ele utiliza a seguinte ferramenta:
“Para administrar nos mais variados níveis de organização é necessário ter habilidades”
(Chiavenato)
As habilidades supramencionadas são divididas em três grupos:
I. As Habilidades Técnicas, que são habilidades que necessitam de conhecimento especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de instrução. II. As Habilidades Humanas, que envolvem também aptidão, pois interagem com as pessoas e suas atitudes, exige compreensão para liderar com eficiência. III. As Habilidades Conceituais, que englobam um conhecimento geral das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha e para que ele existe.
Depois de ter lido sobre as habilidades acima escolha a alternativa correta:
A respeito do tema Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa CORRETA.