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Uma empresa na área de mineração decidiu ampliar a produção de uma mina de minério de ferro. Para tal, constituiu uma equipe de profissionais de diversas especialidades para atuar desde o planejamento até a entrega da obra, incluindo todo o processo de licenciamento ambiental. Quando da entrega da mina em produção, a equipe será desfeita, e os profissionais serão novamente movimentados para posições em que possam contribuir com suas habilidades e competências.

A empresa optou por desenvolver uma equipe
Uma determinada empresa desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um programa de relações com empregados que contava com o ‘gerenciamento por caminhadas’ e uma ‘política de portas abertas’. No primeiro, os gerentes e supervisores devem sempre ir às pessoas em seus locais de trabalho, para verificar como se sentem a respeito das atividades e seus desempenhos pessoais. No segundo, os gerentes e supervisores devem promover no local de trabalho um ambiente favorável a explicitar a filosofia de trabalho e permitir a livre expressão de ideias e sugestões.

O programa de relações com empregados tem como eixo central a
A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais.

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?
Uma organização pretende adotar os princípios da Aprendizagem Organizacional, de forma que as pessoas descartem seus velhos modos de pensar e suas rotinas padronizadas, visando a resolver os problemas e a desempenhar seus cargos por meio de novas maneiras de pensar, testar e melhorar suas práticas.

De acordo com Peter Senge, dentre os fatores que compõem a Aprendizagem Organizacional, o conceito descrito acima faz referência a uma das cinco disciplinas. Qual?
Considere as afirmativas abaixo a respeito de programas de treinamento, baseados em competências, adotados por uma empresa de modo a tornar as pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, contribuindo ainda mais para o desempenho organizacional.

I - É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais.

II - É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo.

III - É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento.

Está correto APENAS o que se afirma em