Filtrar


Questões por página:
Johw Howkins, autor do livro “Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas", afirma que “para ser competitivo e crescer de forma sustentável, é preciso usar a criatividade das pessoas de todas as maneiras possíveis, em todos os segmentos da economia privada e do setor público". Fundamental para viabilizar atitude inovadora nos funcionários, a cultura organizacional NÃO diz respeito
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que une os membros da organização. Muitos aspectos da cultura organizacional são formais e abertos e outros são de difícil percepção, denominados informais e ocultos, como os ritos.
 
Em relação aos ritos, considere:
 
I. O processo de despedir e substituir um alto executivo corresponde a um rito de degradação.
II. Seminário para reforçar a identidade social e seu poder de coesão corresponde a um rito de confirmação.
III. Confraternizações, como festas de Natal e comemorações de aniversários dos colaboradores correspondem a ritos de passagem.
 
Conforme Beyer e Herrison, está correto o que se afirma APENAS em
Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram-se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a
 
I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas.
II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.
III. grade gerencial, que contempla ênfase na produção, pautada nos resultados obtidos, e ênfase nas pessoas, pautada na satisfação dos subordinados.
 
Está correto o que consta APENAS em
Existem diversos métodos consagrados para avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização. Alguns métodos são pautados por medidas objetivas com foco no resultado alcançado pelo funcionário, enquanto em outros a avaliação se dá por meio de medidas subjetivas baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado. O método que constitui exemplo da primeira categoria é:
Considere que determinada organização pretenda incrementar os fatores motivacionais de sua equipe, utilizando, como base, a Teoria Bifatorial desenvolvida por Herzberg. Nesse contexto, a elevação do salário dos seus colaboradores constituiria um fator