Filtrar


Questões por página:
As práticas docentes voltadas para o Ensino Religioso estão fundamentadas em diferentes ações, que são regulamentadas e instituídas por legislações específicas. Entre as propostas jurídicas que contribuem para os diálogos neste componente curricular, destacam-se as leis nº 10.639/03 e 11.645/08. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo:
I. As leis nº 10.639/03 e 11.645/08 contribuem para discussões sobre práticas e religiões historicamente silenciadas, a exemplo das devoções afro-brasileiras e rituais indígenas.
II. Com o estabelecimento da lei nº 11.645/08, revogou-se a lei nº 10.639/03, impossibilitando o uso da legislação nas práticas docentes para o Ensino Religioso.
III. As práticas docentes a partir das leis nº 10.639/03 e 11.645/08, voltadas para o Ensino Religioso, possibilitam atividades que reconheçam a identidade cultural, histórica, as memórias individuais e coletivas da formação social no Brasil.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
A legislação brasileira, a exemplo da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, garante o direito à liberdade religiosa e de crença, suas práticas e devoções em diferentes espaços. Sendo assim, para uma prática docente que reconheça a pluralidade e diversidade das religiões, sobre o que se deve considerar, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) As religiões devem ser valorizadas como produtos culturais e historicamente determinados.
( ) Deve-se reconhecer a igualdade cultural dos sistemas religiosos, sem conotações hierárquicas.
( ) As religiões devem ser analisadas a partir dos seus livros sagrados, única fonte de consulta sobre a sua historicidade.
( ) As memórias individuais e coletivas não devem ser consideradas fontes para os estudos sobre as religiões.
( ) As práticas docentes devem estabelecer abordagens teóricas, metodológicas e acadêmicas que reflitam sobre as religiões de modo conceitual.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Para o pesquisador Stewart Hoover:
“A natureza da religião em mutação na vida contemporânea recebeu mais e mais atenção nos últimos anos desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Nessa abordagem, no entanto, o papel crítico das mídias tem sido negligenciado. Na medida em que as mídias são ubíquas em todo o mundo, elas tendem a ser dadas como certas em vez de terem seu papel reconhecido. Essa negligência é notória em muitos setores da vida moderna, mas não mais do que na religião, ainda que as religiões tenham sido sempre mediadas e muitos movimentos religiosos tenham envolvimento destacado nas mídias modernas desde, pelo menos, o final do século XIX. […] As mídias são uma fonte de informação sobre as religiões, sobre as tendências religiosas e sobre as ideias religiosas. […] A religião está igualmente aparecendo crescentemente no entretenimento e na cultura popular”. Fonte: HOOVER, Stewart. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmicos e midiáticos. In. BELLOTTI, Karina Kosicki; CUNHA, Magali do Nascimento. Mídia, Religião e Cultura: percepções e tendências em perspectiva global. Curitiba: Prismas,2016. p.24-25.
A partir das afirmativas do autor, assinale a alternativa CORRETA.
O Brasil foi formado por uma diversidade de povos, grupos sociais e culturais que possuem reflexos nas crenças, devoções e práticas religiosas. No entanto, a afirmativa não se traduz no respeito e coexistência entre as religiões. Como pode ser analisado abaixo, a “Tira do Armandinho” traduziu a questão de modo lúdico.
Fonte: Tiras do Armandinho. Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159770649899/tirinha-original. Acesso em 25 nov.2022.
Sobre a diversidade religiosa no Brasil e a necessidade de uma abordagem plural e que respeite a diversidade, assinale a alternativa CORRETA.
A ética profissional refere-se ao conjunto de princípios, valores, normas e padrões morais que orientam o comportamento e as ações dos indivíduos em uma determinada profissão. É um aspecto fundamental da conduta profissional, pois estabelece um conjunto de diretrizes que ajudam os profissionais a tomar decisões éticas e a agir de maneira responsável em seu campo de atuação. A ética profissional varia de acordo com a profissão e pode ser formalizada em códigos de ética específicos para cada área ou instituição, como é o caso do Código de Ética do Município de Nova Friburgo. A respeito da ética profissional na execução dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e identifique somente aquelas que tratam corretamente de condutas éticas, conforme o exigido no município de Nova Friburgo.

1. Ter conduta equilibrada e isenta, não participando de transações, atividades ou eventos que possam comprometer a sua conduta profissional.

2. Atuar com imparcialidade no desempenho das atribuições funcionais, não permitindo que suas convicções de ordem político- -partidária, religiosa ou ideológica sejam desrespeitadas e desmoralizadas.

3. Declarar-se impedido ou suspeito em situações que sua independência ou imparcialidade possam estar prejudicadas para o desempenho de suas funções, observando-se as hipóteses legais.

5. Contribuir para a produtividade do serviço público e das relações de trabalho por meio da transparência e vigilância interpessoal, colocando o serviço e o bem público como prioridade em respeito aos pagadores de impostos, mesmo que gere conflitos internos.

8. Ser honesto, reto, leal e justo, decidindo sempre pela opção mais adequada aos interesses dos valores pessoais mais nobres da pessoa de bem.

12. Manter-se atualizado quanto às instruções, às normas de serviço e à legislação pertinente às suas atividades, zelando pelo seu fiel cumprimento.

20. Não dificultar o acompanhamento de suas tarefas por todos aqueles que, por atribuição legal, devam fazê-lo.

32. Desempenhar suas atividades com responsabilidade social, privilegiando a adoção de práticas que favoreçam a inclusão social e com responsabilidade ambiental, combatendo o desperdício de recursos materiais.

52. Comunicar, no prazo máximo de 24 meses, ao seu superior hierárquico, ou no impedimento ou suspeição deste, à autoridade superior competente, ou no impedimento ou suspeição desta, aos órgãos de controle externo quaisquer situações contrárias à ética, irregulares ou de regularidade duvidosa de que tenha conhecimento.

O somatório de todas as afirmações corretas, conforme deve ser o comportamento ético-profissional no município de Nova Friburgo, é: