Filtrar


Questões por página:

"Para Elli Benincá existem três enfoques do conhecimento religioso. O primeiro seria o objeto de estudo____ que produz conhecimento religioso: são as instituições e organizações religiosas. Como o objeto de investigação é externo à consciência do investigador, é enfocado como objeto social e histórico. O segundo é o enfoque____ e tem como objeto de estudo as modalidades pelas quais as sociedades se relacionam com o desconhecido. O terceiro enfoque é o____ , que implica a adesão do f iel ao ser revelado."

(Adaptado de COSTA, C. O. e KRUGER, C. M., ''Epistemologia e ensino religioso: limites e possibilidades" in Ciberteologia. revista de teologia & cultura, 27, 120-121.)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Atualmente, o estudo das crenças e práticas religiosas a partir do enfoque antropológico permite
Texto I - "Para alguns estudiosos, a religião é expressão de um estado primitivo do processo de constituição e transformação das sociedades humanas. Na modernidade, ao contrário, ela ocupa um espaço cada vez mais marginal e é substancialmente destinada a ser substituída pela ciência positiva, como critério fundamental de orientação das ações e sociedades humanas".

Texto II - "A religião desenvolve o papel fundamental de integração social. A sociedade deve ser pensada como uma unidade, em que as várias partes são mantidas juntas por uma crença comum. Cada ato de culto, ritual, cerimônia, torna-se a ocasião para fortalecer a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento. Se na sociedade moderna, a religião parece estar em declínio é porque outras experiências tomaram o seu lugar e desempenham o seu papel"

Assinale a opção que indica os tipos de interpretação sociológica do fenômeno religioso apresentadas nos textos I e II, respectivamente.
A tabela a seguir descreve sumariamente como algumas religiões entendem a morte e a vida após a morte.

Religião

1. Espiritismo
2. Umbanda
3. Budismo
4. Catolicismo

Resposta para a vida além morte

( ) Após a morte a vida continua em um novo plano espiritual. Eventualmente o espírito retorna para um plano material através da reencarnação em outro corpo, na terra, para prosseguir o processo de evolução.
( ) Após a morte, pela reencarnação, o espírito volta à vida material elevando-se ou degradando-se na escala dos seres vivos em função de sua conduta. Este ciclo só é rompido quando o espírito liberta-se do carma e alcança o nirvana.
( ) O destino após a morte pode ser o inferno, o paraíso ou o purgatório. A alma humana é imortal e única para cada indivíduo e poderá se reunir ao próprio corpo quando houver a ressurreição dos corpos, após o Juízo Final.
( ) Após a morte, o indivíduo é atraído para um mundo espiritual. Há vários destinos possíveis em função das sete vibrações espirituais que regem o universo (orixás). O espírito pode evoluir e existe a reencarnação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

"A morte é, sem dúvida, o principal problema da vida. O núcleo universal, temático e constitutivo de toda religião é a preocupação com a morte. Nas suas formas religiosas babilônicas, egípcias, gregas, judaico-cristãs, budistas e outras, a relação vida-morte é representada de diversas maneiras (...). Em geral, o simbolismo da morte representa o processo da vida como uma viagem de grande valor em busca de si mesmo".

(DROGUETT, Juan."A morte e suas representações" in Diálogo. Revista de ensino religioso.)

As tradições religiosas e filosóficas elaboraram interpretações para a finitude da vida humana e propuseram explicações para a existência após a morte.
As opções a seguir apresentam conceitos que indicam possíveis modos de interpretar a experiência do transcendente e a crença na vida após a morte, à exceção de uma. Assinale-a.