Filtrar


Questões por página:
Um paciente com sangramento prolongado é submetido a investigação laboratorial para avaliação da hemostasia. São solicitados tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA). O TP se encontra prolongado e o TTPA está dentro da faixa de referência. Considerando a interpretação dos testes de triagem de coagulação, assinale a afirmativa correta.
O analista clínico pode receber diferentes tipos de amostras clínicas para o diagnóstico laboratorial de micoses, como raspado de pele, unha, cabelo, escarro, secreções e fragmentos de tecido. Em relação à coleta, transporte e exame direto de amostras clínicas para diagnóstico micológico, assinale a afirmativa correta.
O exame parasitológico de sangue é um recurso diagnóstico importante na suspeita de infecções por hematozoários, como Plasmodium spp., Trypanosoma cruzi e microfilárias. As técnicas laboratoriais aplicadas devem ser adequadas à suspeita clínica, respeitando aspectos como tipo de coloração, morfologia parasitária e sensibilidade diagnóstica. Assinale a alternativa que descreve corretamente os principais aspectos técnicos relacionados ao exame parasitológico em sangue.
O método de Bradford é um procedimento para quantificar proteínas em amostras biológicas. Ele se baseia na ligação do corante às proteínas, causando uma alteração no espectro de absorção da solução, que pode ser medida espectrofotometricamente. Trata-se do corante utilizado no método de Bradford:
mostrar texto associado
Após a leitura das culturas, o analista clínico orienta o descarte dos meios de cultura utilizados. De acordo com a RDC nº 222/2018, assinale a alternativa que descreve corretamente a classificação do resíduo e o procedimento adequado para o descarte desse material.