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Artes Cênicas
No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.
Se o cenário pictórico dominou os palcos de teatro até meados do século XV, a tendência inverteu‐se no teatro renascentista, com uma nova teoria proposta pelos cenógrafos Appia e Craig. Cenógrafos das principais obras de Shakespeare, propuseram encenações fundamentadas na arquitetura, incluindo elementos como profundidade e perspectiva.
Disciplina:
Artes Cênicas
No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.
Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos.
Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos.
As corporeidades da Commedia dell’Arte se desenvolvem a partir de máscaras arquetípicas, através das quais é possível explorar teatralidades que emergem de uma realidade social própria. A imensa contribuição desta antiga prática, que atravessou séculos, está pautada em cada um dos tipos sociais da época. Destacam-se como as únicas personagens que não utilizavam máscara
O recurso dramatúrgico usado comumente na tragédia grega, para resolver todos os conflitos como um passe de mágica, é usado tanto na comédia, quanto como um meio irônico de terminar uma peça sem iludir sobre a verossimilhança. Brecht utilizou o procedimento para “concluir sem concluir”, a fim de deixar a abertura criativa para intervir na realidade social. A esse recurso nomeia-se
Com o advento do treinamento do ator, as matrizes de corporeidade populares do Nordeste foram ganhando cada vez mais espaço entre as técnicas atorais. As figuras do cavalo-marinho, as danças dramáticas, o Bumba-Meu-Boi são algumas das manifestações que influenciam a busca por um “ator brasileiro”. Na década de 60, alguns artistas já traziam em suas bagagens a riqueza da cultura popular (o canto, a dança, a máscara, o bicho) a partir da qual se pensava a composição do espetáculo. Um dos principais representantes dessa experiência, no comando do TPN (Teatro Popular do Nordeste) foi