Questões de Concurso
Filtrar
89 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 18
Questões por página:
Questões por página:
“A relação das oficinas de dança, de canto, coreografia, tem como objetivo maior a banda, o repertório da banda. Só que o repertório é extremamente rico, tem o samba, o funk, o maracatu, então isso também traz um leque cultural para essa criança, esse jovem. A banda hoje tem no seu repertório algumas músicas que foram elaboradas por eles, então é um processo onde ele possa participar, mas o projeto hoje não tem este momento de criatividade, de formação autônoma desse jovem. Os jovens não estão nesse processo criativo autônomo. Tem sempre o presidente da instituição o maestro da banda que é responsável por toda essa parte artístico-cultural”
(Ligia Pimenta, Coordenadora da ONG Meninos do Morumbi. Trecho extraído da obra “As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático”, de Suzana Schmidt Viganó)
Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que
(Ligia Pimenta, Coordenadora da ONG Meninos do Morumbi. Trecho extraído da obra “As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático”, de Suzana Schmidt Viganó)
Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que
O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
O teatro antropológico de Eugênio Barba, desenvolvido na Escola Internacional de antropologia Teatral (ISTA), na Dinamarca, tem como premissa estudar a multiplicidade cultural de manifestações em todo o mundo. A partir desse estudo, Barba afirma que
A Vanguarda russa legou ao teatro ocidental as experiências atorais do diretor-pedagogo Vsevolod Meyerhold. Sob a influência do construtivismo pós revolução e comprometido com os primeiros anos do regime (“Teatro para o povo”), o artista buscou a ruptura com o naturalismo do teatro de arte de Moscou. Para tanto, investigou uma teatralidade-artificialidade que emergia do estudo rigoroso do funcionamento da corporeidade, culminando numa influente técnica de criação do ator. Sobre seu trabalho, pode-se afirmar corretamente que
Jerzy Grotowski empreendeu seu teatro laboratório influenciado pelo método das ações físicas, ritual, teatro oriental, além de estudo detalhado do funcionamento do corpo, buscando desenvolver estados físicos específicos. Seus estudos acerca do treinamento do ator permitiram estruturar uma pedagogia própria onde o ator é o centro de todo investimento teatral. É nele e a partir dele que o teatro acontece. Refletindo o teatro experimental de Grotowski, como o problema da encenação pode ser descrito?