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O PNATRANS 2021 - Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021) anexou algumas metas globais de desempenho de segurança no trânsito, definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Essas metas estão relacionadas a seis pilares de atuação, sendo uma delas a de reduzir à metade a proporção de veículos trafegando acima do limite de velocidade e reduzir as lesões e mortes relacionadas a velocidade até o ano de 2030. Esta meta está relacionada aos pilares:

Observe-se a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


A tipologia indicada refere-se a calçadas estreitas, com passagem de pedestres entre canteiros, admitindo-se a inclinação máxima (em %) para a rampa ("a") junto aos canteiros e a largura mínima (em metros) para a faixa livre (“b”), cujos valores são, respectivamente:

Segundo o Caderno Técnico de Referência em Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (2018), os modos de transporte coletivos têm uma maior eficiência energética por modo-média (passag.km/MJ). Dentre esses modos, o que apresenta o maior índice de eficiência energética é o:
A variável mais frequentemente utilizada nos estudos de geração de viagens para empreendimentos de grande porte no Brasil, como os shopping centers, é:

Observe-se a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


O diagrama de espaço-tempo acima refere-se a uma programação semafórica, ainda em elaboração, para três interseções de uma via principal que opera em regime de sentido duplo de direção. Para a interseção 1, foi determinado um ciclo de 60s com um tempo de verde de 30s e 03s de amarelo.

Considerando que os veículos trafegam a uma velocidade média de 30 km/h e que as demais interseções terão o mesmo tempo de ciclo e estágios, o tempo máximo de “banda verde” que contemple as três interseções e seja igual para as duas direções de tráfego, bem como as defasagens para as interseções 2 e 3 serão, respectivamente, de: