Filtrar


Questões por página:
A composição da tarifa para utilização do transporte público é uma tarefa complexa, que envolve discussões entre o poder público, os operadores e os usuários.
Nessa composição, a parcela com maior peso se refere a despesas com
A figura a seguir ilustra a distribuição do uso dos diferentes modos de transporte (individual, coletivo e não motorizado) pela população brasileira.

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: adaptado de https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/desafio_mobilidade_conle.pdf)

Nessa figura, as faixas indicadas pelos números 1,2 e 3 correspondem, respectivamente, ao
Apresentam-se, a seguir, diferentes tipos de transportes públicos e suas características. Relacione-as.

1. BRT
2. BRS
3. VLT
( ) Caracteriza-se pelo deslocamento de ônibus (articulado ou biarticulado) no centro de vias segregadas, servidas por estações próprias com embarque e desembarque em nível, bilhetagem eletrônica e informação online de sua operação aos usuários.
( ) Sistema de média capacidade de transporte de passageiros sobre trilhos, entre 10 e 40 mil por hora, operado em carros tracionados por energia elétrica, forma mais adequada do ponto de vista ambiental, ou diesel, opção de menor custo.
( ) Caracteriza-se pelo uso de faixas exclusivas para o trânsito de ônibus, promovendo a redução do tempo de viagem, do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes.

Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Em motores, como se desenvolve o processo de oxidação?

Observe-se a tabela a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

A partir dos dados de contagens volumétricas apresentados acima e utilizando os fatores de equivalência de 1,5 para ônibus, 1,5 para caminhões e 1 para motos, o pico horário, considerando o volume total somente nas quatro horas de medição em unidades de carro de passeio (ucp/h), é: