Filtrar


Questões por página:
A decisão de captar recursos de terceiros (endividamento) para financiar investimentos é vantajosa para os acionistas quando o capital próprio é insuficiente. Do ponto de vista financeiro, o efeito positivo da alavancagem ocorre especificamente quando:
O Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) é uma das principais referências para a tomada de decisões financeiras corporativas, servindo como taxa mínima de atratividade para novos projetos. Sobre suas características e limitações, analise as afirmativas a seguir.
I. O cálculo do WACC pondera o custo do capital de terceiros e o custo do capital próprio, utilizando como peso o valor de mercado (e não o valor contábil) de cada fonte de financiamento na estrutura de capital da empresa.
II. Uma limitação importante do WACC é que ele pressupõe que a estrutura de capital da empresa permaneça constante ao longo do tempo, o que pode não ser realista em cenários de crescimento acelerado ou de mudanças estratégicas no endividamento.
III. Para que o uso do WACC como taxa de desconto seja válido na avaliação de um projeto específico, é necessário que o projeto tenha o mesmo perfil de risco da empresa como um todo; caso contrário, deve-se utilizar uma taxa ajustada ao risco do projeto.
Está CORRETO o que se afirma em:
À luz da NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA definição de Ativo.
A Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público (NBASP) 400 estabelece os princípios que regem as auditorias de conformidade no setor público, definindo-a como a “avaliação independente para determinar se um dado objeto está em conformidade com normas aplicáveis como critérios”. A norma aborda elementos, metodologias e requisitos para a execução desse tipo de auditoria, que pode ser realizada isoladamente ou combinada com auditorias financeiras ou operacionais. À luz de suas disposições, assinale a alternativa INCORRETA.
A NBASP 300 trata dos Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional no Setor Público, estabelecendo os conceitos, definições, as partes da auditoria, entre outros temas. Com base em suas disposições, analise o que se afirma a seguir.

I. A auditoria operacional tem como principal objetivo fornecer uma opinião geral sobre se a entidade auditada alcançou economicidade, eficiência e efetividade, de forma comparável à opinião que é emitida na auditoria de demonstrações financeiras.
II. Os critérios utilizados na auditoria operacional devem ser estabelecidos exclusivamente com base em leis e regulamentos, sem necessidade de discussão prévia com a entidade auditada.
III. É crucial que os auditores exerçam ceticismo profissional e adotem uma abordagem crítica, mantendo uma distância objetiva das informações recebidas. Espera-se que os auditores façam avaliações racionais e desconsiderem preferências pessoais, próprias ou de outros.

Está CORRETO o que se afirma em: