Filtrar


Questões por página:
A Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais propõe alguns critérios avaliativos. Com relação a esses critérios, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Ao usar o critério de estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros, pretende-se avaliar se o aluno sabe identificar e argumentar criticamente sobre seu direito à criação, respeitando os direitos, valores e gosto de outras pessoas da própria cidade e de outras localidades, conhecendo-os e sabendo interpretá-los. ( ) Ao usar o critério de identificar os elementos da expressão artística e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza, pretende-se avaliar se o aluno conhece, sabe apreciar e argumentar sobre vários trabalhos, com senso crítico e fundamentos, observando semelhanças e diferenças entre os modos de interagir e apreciar arte em diferentes grupos culturais. ( ) Ao empregar o critério de valorizar a pesquisa e a frequentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística, pretende-se avaliar se o aluno conhece, analisa e argumenta, de forma pessoal, a respeito das relações que ocorrem a partir das combinações de alguns elementos do discurso dos próprios trabalhos. ( ) Ao empregar o critério de criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais, pretende-se avaliar se o aluno produz com liberdade e marca individual em diversos espaços, utilizando-se de técnicas, procedimentos e de elementos da expressão visual, gestual e/ou sonora. ( ) Ao utilizar o critério de conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas, pretende-se avaliar se o aluno valoriza a pesquisa, conhece e observa a importância da documentação, preservação, acervo e veiculação da própria cultura e das demais em relação aos espaços culturais, ao planejamento urbano, à arquitetura, como bens artísticos e do patrimônio cultural. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O conhecimento e a expressão em Arte supõem o domínio de conceitos e termos técnicos na área. Sobre o ensino da arte, assinale a alternativa correta.
Reconhecer a Arte como área de conhecimento autêntico e autônomo, respeitando o contexto sociocultural em que está inserida é um dos objetivos do ensino dessa disciplina. Sobre os outros objetivos que constam da Proposta Curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Os alunos devem experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em Arte (artes visuais, dança, música, teatro), de modo que os utilizem nos trabalhos pessoais, identifiquem-nos e interpretem-nos na apreciação e contextualizem-nos culturalmente. II. O aluno deve observar as relações entre a Arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível. III. O aluno deve ser capaz de pesquisar e saber organizar informações sobre Arte, em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação. Estão corretas as afirmativas:
As propostas de estratégias a serem desenvolvidas permitirão ao aluno, de uma forma geral, o contato com as expressões artísticas por meio da apreciação, do fazer e da contextualização. Devem proporcionar, sempre, a vivência e a reflexão em arte, que deverão se expandir para diferentes áreas do conhecimento. Sobre as diretrizes norteadoras para o ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
Ensinar Arte significa possibilitar experiências e vivências significativas em apreciação, reflexão e elaboração artística. Sobre o ensino da Arte, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão, estão elencados objetivos em que estão contempladas a memória do patrimônio cultural, novas e possíveis leituras do mundo por meio de sons, imagens e movimentos e o entendimento da sociedade por meio de atividades práticas de pesquisa, criação e fruição em arte. ( ) Estabelece-se a contextualização dos objetivos, conteúdos e estratégias, respeitando as ações individuais e coletivas em diferentes comunidades, resguardando sempre seus valores culturais e patrimoniais. ( ) Não é necessário que o ensino de arte esteja presente durante toda a vida escolar do aluno, nem em todas as séries. ( ) É necessário o planejamento e a experimentação em sala/escola/comunidade. ( ) Os educadores devem evitar a flexibilidade do projeto, pois as propostas iniciais precisam ser cumpridas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.