Filtrar


Questões por página:
As baterias de automóveis apresentam uma solução aquosa de ácido sulfúrico e algumas placas de metais. Um laboratório recebeu uma amostra de 50 mL de uma solução de bateria da qual foi coletada uma alíquota de 15 mL. Sabendo que essa solução de ácido sulfúrico apresenta 2 mol/L, o volume, em mililitros, de hidróxido de sódio 1,5 mol/L para a neutralização completa, é de:
A formação dos precipitados ocorre de acordo com processos cinéticos que envolvem controle da velocidade de formação e parâmetros como solubilidade, concentrações, entre outros. Sobre o estudo dos precipitados é importante avaliar os tipos que podem ser encontrados durante as reações de precipitação. Um dos tipos de precipitados que podemos encontrar são produtos da floculação de coloides hidrófobos, que são bastante densos e arrastam pequenas quantidades de água. Esse tipo de precipitado é denominado:
O desenvolvimento da biotecnologia na obtenção de bioprodutos como, por exemplo, biocombustíveis, pode ter um impacto positivo na redução das emissões de gases de efeito estufa, mas, também, pode levar a impactos negativos, tais como:
I mudanças no uso da terra e na degradação dos solos. II geração de resíduos durante a obtenção do biocombustível. III desmatamento de florestas, o que pode levar à perda de habitats naturais e à redução da biodiversidade. IV uso excessivo de água na produção do biocombustível.
Dentre os itens acima descritos, estão corretos:
Uma fábrica que faz o reaproveitamento de placas de raios-x sofreu intervenção por técnicos do meio ambiente em razão da contaminação de um rio por conta de seus efluentes. Essa empresa extrai um dos metais preciosos presente nas placas de revelação para exames de raios-x. Ao final do percurso do rio percebeu-se a formação de um veio leitoso (coloração branca) como uma contaminação. A empresa alega que o que sai da sua fábrica são apenas soluções muito diluídas de acordo com a legislação. Ao realizar uma análise de campo rápida do efluente, ao reagir com NaCl, observou-se uma coloração branca seguida de precipitado branco, que identificou um cátion do Grupo I dos cátions metálicos. Com isso foi possível verificar que a água estava contaminada pela fábrica.
O metal que forma um cloreto metálico do Grupo I é:
Um técnico precisou verificar uma amostra de efluente que tinha a suspeita de apresentar alguns contaminantes que poderiam ser compostos como a função cetona, álcool, parafínico, éter ou aromático. O técnico disponibilizava somente de um equipamento, um FTIR (espectrômetro de infravermelho por transformada de Fourier) para identificar os contaminantes. Por meio de técnicas eficientes de separação, conseguiu isolar o composto orgânico, e ao realizar a análise do composto isolado utilizando o FTIR, o técnico pôde identificá-lo, pois apresentava uma banda característica de determinado grupo funcional, a qual auxiliou na identificação do composto. A banda descrita foi em 1720 cm-1 . Assim, o composto que apresenta essa banda característica diferenciando-o de todos os demais é: