Filtrar


Questões por página:
Dentro das técnicas de análise instrumental temos a cromatografia que é descrita como a separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma fase estacionária (líquido ou sólido) e uma fase móvel (líquido, gás ou fluído supercrítico). Dessa maneira, diversas formas de interação podem ocorrer. Dentre elas, a que representa melhor a cromatografia que atua pelo mecanismo de partição apresenta-se na opção:
A fermentação é um processo bioquímico que ocorre quando os microrganismos convertem os carboidratos em produtos finais úteis. As fermentações, em sua maioria:
I são realizadas por bactérias ou fungos, como leveduras.
II obtêm, por meio da quebra dos açúcares e outros nutrientes, componentes menores.
III durante as reações, convertem em moléculas pequenas que podem ser ácidos orgânicos, álcoois, aminoácidos e outras substâncias.
IV têm sido amplamente utilizadas na produção de alimentos, como queijo, iogurte, pão, cerveja e vinho os quais são produzidos por aminoácidos.
Dos itens acima mencionados, estão corretos:
Algumas substâncias quando em solução podem apresentar caráter ácido, básico ou, dependendo do meio onde estão, podem apresentar outros aspectos como, por exemplo, um caráter que possui ambas as propriedades ácidas e básicas. Isso ocorre em alguns solventes que acabam se comportando, tanto como doadores, quanto aceptores de prótons, e neste caso, acabam por induzir tanto para um comportamento básico, quanto ácido no soluto nele dissolvido. Esse tipo de solvente é denominado:
O suco gástrico dos organismos humanos apresenta um potencial de hidrogênio (pH) em uma faixa de 1,5 a 2,0. Sua variação depende do indivíduo e de todas as demais condições de saúde. Partindo-se da premissa que o pH do suco gástrico de um indivíduo A é de 1,6 e de um indivíduo B é de 1,8, a razão, em mols, de hidrogênio entre o indivíduo A e B é de:
Dentre as principais características morfológicas dos micro-organismos, podemos citar o tamanho, a forma e a estrutura celular, sendo que os micro-organismos podem variar, em tamanho, de alguns micrômetros a apenas alguns nanômetros, como é o caso dos vírus. A estrutura celular pode variar dependendo do tipo de microrganismo mas, em geral, eles apresentam uma membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode estar presente em uma região específica da célula. Para um tipo de microorganismo essa estrutura celular está dispersa em toda a célula. Trata-se do seguinte microorganismo: