Filtrar


Questões por página:
Em seu planejamento ambiental, os cidadãos comuns e as empresas podem economizar energia e dinheiro, obtendo energia a partir de fontes naturalmente presentes em suas residências ou empresas. Deve ser buscado ainda o uso de iluminação natural, bem como de lâmpadas, motores e processos mais eficientes.

São vantagens da redução do desperdício de energia com implementação de medidas de eficiência energética, EXCETO o

A parcela do total precipitado que chega ao solo e não infiltra, por ação da gravidade escoa superficialmente ao longo das encostas em direção às calhas, formando rios, que desenvolvem um processo geomorfológico de erosões e deposições. Observe um rio com os trechos demarcados na Figura.


Analisando a Figura, conclui-se que

Nas atividades de exploração de óleo e gás e nas refinarias de petróleo, diversas são as possibilidades de acidentes causados por eventos iniciais que podem ser potencializados em emergências maiores. A esse respeito, considere a seguinte Árvore de Eventos, correspondente ao rompimento das paredes de um tanque de armazenamento de combustível.



Sabendo-se que a probabilidade de sucesso ou falha de cada ação de controle está indicada entre parênteses, e considerando que só ocorrerão mortes se todas as ações de controle falharem, qual será a probabilidade, em porcentagem, de haver, como consequência do acidente em tela, a contaminação do solo, porém, sem a ocorrência de mortes?

Um dos objetivos do Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é o estabelecimento de símbolos harmonizados de riscos e de outros elementos gráficos, incluindo pictogramas, destinados a conter informações específicas, como, por exemplo, a classe do perigo.



Nesse sentido, de acordo com o GHS, o símbolo acima indica qual classe de produtos perigosos?

O Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, conhecido pela sigla GHS, objetiva a gestão segura dos produtos químicos por meio da padronização da comunicação dos perigos físicos à saúde humana e ao meio ambiente, do conhecimento de suas características e propriedades principais, e dos meios para controlá-los. Nesse sentido, associe a classe dos perigos abaixo com as respectivas características e/ou propriedades, conforme definição preconizada pelo GHS.

I - Líquidos ou sólidos oxidantes
II - Substâncias autorreativas
III - Substâncias explosivas

P - São termicamente instáveis, propensos(as) a sofrer uma decomposição fortemente exotérmica, mesmo sem a participação de oxigênio.
Q - Por si sós são capazes de, por reação química, produzir gás a uma temperatura e pressão tais e a uma velocidade tal, que cause danos às redondezas.
R - Apesar de não serem combustíveis, podem, normalmente fornecendo oxigênio, causar ou contribuir para a combustão de outro material.
S - Mesmo em pequenas quantidades, têm propensão à ignição em até cinco minutos após entrarem em contato com o ar.

As associações corretas são: