Filtrar


Questões por página:

Uma área de 849 milhões de hectares de terras – quase o tamanho do Brasil – pode ser perdida no mundo, até 2050, se as tendências atuais de uso insustentável do solo continuarem. É o que alerta um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), divulgado durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/
mundo-pode-perder-um-brasil-em-area-por-degradacao-
-ate-2050. Acesso em: 24 jan. 2014. Adaptado.

Muitos estudos, dentre eles o relatório citado acima, alertam para o problema das áreas degradadas em todo o mundo e sobre a necessidade de investimentos para o desenvolvimento de ações e atividades de recuperação, reabilitação ou restauração dessas áreas.

Um exemplo de ação ou atividade para a reabilitação de uma área degradada é:

Na Ecologia, diversos são os termos e definições que ajudam a entender a interação entre os elementos que compõem os ecossistemas.

Nesse sentido, o conjunto de seres vivos existentes numa determinada área, os quais mantêm diversos graus de relacionamento entre si, é denominado
Uma das características importantes dos ecossistemas é o seu desenvolvimento dinâmico ao longo do tempo. O gradual processo de desenvolvimento de um ecossistema, desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbro entre seus componentes, é denominado
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) preconiza que a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) poderá ser feita pelo método de condução da regeneração natural de espécies nativas do ecossistema onde estão inseridas, pelo plantio dessas espécies, ou pelas duas práticas conjugadas.

Um dos procedimentos a ser observado na condução da regeneração natural é
O Decreto nº 5.098, de 03/06/2004, que criou o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, faz referência aos compromissos assumidos pelo Brasil em convenções internacionais que tratam do controle de produtos e resíduos químicos.

Dentre tais convenções destaca-se a Convenção de Basileia, concluída em 1989 e promulgada pelo Brasil em 1993, que versa sobre