Filtrar


Questões por página:
Considere a tabela “vendas”, implementada em um banco de dados relacional, com as seguintes colunas: “id” (chave primária); “produto”; “valor”; e, “data”. Para mostrar os produtos cuja média de venda foi superior a 100 no mês de janeiro de 2022, deve-se executar a seguinte consulta SQL:
O termo CRUD descreve as quatro operações básicas para gerenciar elementos de dados persistentes, especialmente em bancos de dados relacionais e na Structured Query Language (SQL) para a manipulação de dados. Sobre os comandos em questão, qual das alternativas a seguir está CORRETA?

Um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. Quanto às vantagens e desvantagens do uso de um SGBD, considere as afirmativas abaixo:


I - O SGBD pode restringir o acesso não autorizado aos dados armazenados em um banco de dados.

II - O uso de um SGBD pode favorecer o compartilhamento dos dados de forma correta.

III - O controle de redundância é considerado uma das principais desvantagens do uso de um SGBD.

IV - O SGBD pode fornecer visões diferentes dos dados, para cada usuário, através de consultas armazenadas.

V - O investimento inicial para o uso de um SGBD pode incluir hardware, software e treinamento.


As afirmativas CORRETAS são:

Considerando o sistema gerenciador de bancos de dados Microsoft Access 2007 ou versão superior, analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta corretamente recursos e aplicações do banco de dados Access. I. Uma regra de validação é uma maneira de restringir a entrada de dados em um campo de tabela ou um controle (como uma caixa de texto) em um formulário. O texto de validação permite que seja fornecido uma mensagem para ajudar os usuários que inserem dados que não são válidos. II. Para inserir dados corretamente no seu banco de dados do Access na área de trabalho, é disponibilizado um recurso fornecendo máscaras de entrada para os campos que contêm dados formatados sempre de uma determinada maneira. Por exemplo, pode usar uma máscara de entrada para garantir que as pessoas insiram números de telefone formatados corretamente em um campo de telefone. III. Para facilitar o trabalho do usuário, o Access permite exportar dados do Excel para suas tabelas de dados. Ao copiar dados do Excel e colá-los no Access, o usuário nem mesmo precisa criar uma tabela primeiro ou abrir uma tabela no modo folha de dados. O Access perguntará automaticamente se seus dados.

A respeito de banco de dados, julgue o próximo item.

Os bancos de dados que têm a arquitetura orientada a objeto armazenam os dados em tabelas com seus respectivos atributos.