Filtrar


Questões por página:

As metodologias ágeis de desenvolvimento surgiram em meados de 1990, como reação aos chamados métodos pesados de desenvolvimento, que eram caracterizados por muita formalidade nas documentações e regulamentações. Muitos eram gerenciados pelo tradicional modelo em cascata. Em 2001, de fato, após uma reunião no estado de Utah, surgiu, definitivamente, e foi propagado o paradigma de desenvolvimento de softwares ágeis. Muitos foram os motivos que levaram a essa concepção, por exemplo: gestão orientada a pessoas, adaptabilidade de processos, design e construção de software usando uma metodologia adaptativa, entre outros. Uma dessas metodologias ágeis é “centrada em estabelecer os recursos e o tempo fixo para o desenvolvimento de um projeto, ajustando suas funcionalidades de maneira a atender os prazos estipulados”. A respeito dessa metodologia, assinale a alternativa correta.

Nos últimos anos, em virtude da busca por alternativas para os modelos tradicionais de desenvolvimento de projetos, surgiram as metodologias ágeis. Quando o escopo e o tempo são reduzidos, essa necessidade se justifica. A utilização de metodologias tradicionais, para projetos de curta duração, pode atrasar a sua concepção, o que certamente traria prejuízo para os clientes. A utilização das metodologias ágeis pode proporcionar que o cliente tire proveito da aplicação o quanto antes e, dessa forma, receber constantemente partes do software, no tempo em que vão sendo concluídas. Acerca das metodologias tradicionais, analise a seguinte afirmação: “É um processo de desenvolvimento de software evolucionário que combina a natureza iterativa da prototipagem com aspectos controlados e sistemáticos do modelo sequencial linear”. De acordo com o exposto, assinale a alternativa que apresenta esse modelo.

Desenvolver sistemas, respeitando os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, é o que as empresas de desenvolvimento, instituições e/ou organizações, que têm o seu departamento de desenvolvimento de soluções próprias têm buscado atualmente. Diversas linguagens podem ser utilizadas, cada uma com suas características próprias, dependendo do tipo de aplicação que se pretende. A UML (Unified Modeling Language) tem papel importante quando se trata do desenvolvimento com a utilização da linguagem orientada a objetos. Através de seus vários diagramas, é considerada uma linguagem visual, para modelar sistemas orientados a objetos, e que define elementos gráficos (visuais), utilizados na modelagem de sistemas. Tomando‐se como base a versão 2.0 da UML, esses diagramas podem ser divididos em estruturais e comportamentais. Assinale a alternativa que apresenta APENAS diagramas estruturais.

Em UML (unified modeling language), os diagramas estruturais são organizados em função dos principais grupos de itens encontrados na modelagem de um sistema. Os diagramas estruturais em UML não incluem o diagrama de
Julgue os seguintes itens, relativos a caso de uso.

I Os casos de uso podem ser aplicados para captar o comportamento pretendido do sistema que está sendo desenvolvido, sem ser necessário especificar como esse comportamento é implementado.
II Os casos de uso fornecem uma maneira para os desenvolvedores chegarem a uma compreensão comum com os usuários finais do sistema e com os especialistas.
III Os casos de uso servem para validar a arquitetura e para verificar o sistema à medida que ele evolui durante seu desenvolvimento.
IV Um caso de uso envolve a interação dos atores com o sistema.

A quantidade de itens certos é igual a