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Considere as afirmações abaixo, relacionadas à Information Technology Infrastructure Library (ITIL).


I - Valor é um conceito-chave na ITIL, sendo relacionado a dois aspectos principais de serviços de TI: utilidade e garantia.

II - Os serviços de TI podem ser classificados em três tipos: serviços essenciais (core services), serviços capacitadores (enabling services) e serviços aprimoradores (enhancing services).

III- O ciclo de vida de serviço consiste em seis etapas ou fases: Estratégia, Desenho, Transição, Operação, Gerenciamento e Melhoria Contínua de Serviço.


Quais estão corretas?

O núcleo da ITIL v3 é constituído de cinco publicações, sendo cada uma delas relacionada a um estágio do ciclo de vida do serviço, com orientações para uma abordagem integrada de gerenciamento de serviços. Os processos da ITIL encontram-se distribuídos entre estes cinco estágios.


Qual o estágio em que se encontra o processo Gerenciamento de Incidentes?

Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.


Considere os seguintes processos.


I - Gerenciamento da Demanda

II - Gerenciamento do Portfólio de Serviços

III- Gerenciamento Financeiro de TI


Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as fases do ciclo de vida dos processos às suas respectivas descrições.


(1) Projeto

(2) Implantação

(3) Execução

(4) Análise

( ) São incluídas no modelo informações técnicas que facilitam a execução do processo pelo Sistema de Gerenciamento de Processos.

( ) Inclui o levantamento sobre processos, ambiente organizacional e técnico.

( ) O histórico de execução é explorado e problemas são identificados, podendo levar à remodelagem de processos.

( ) O Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio cria uma instância do modelo de processo.


A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Considere as seguintes afirmações sobre Modelagem de Processos.


I - Modelos de processo são usados com o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento de um processo de negócio por todos os envolvidos, criando um vocabulário comum entre eles.

II - Redes de Petri descrevem modelos baseados em fundamentos matemáticos, que podem ser usados para a modelagem de processos, embora não tenham sido criados para isso.

III- Dentre os diagramas comportamentais apresentados pela Linguagem de Modelagem Unificada, o Diagrama de Casos de Uso é o mais adequado para modelagem de processos de negócio.


Quais estão corretas?