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“Esta publicação define os princípios básicos que norteiam o gerenciamento de serviços, mostrando como uma organização pode transformá-lo em um ativo estratégico e orientando como esta pode operar e crescer com sucesso a longo prazo.”

(Fernandes e Abreu, 2012.)

Esta definição se refere à qual publicação do ITIL?

Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam se adequar a certos critérios de controles, aos quais o CobiT denomina necessidades de informação da empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade, guarda e segurança, sete critérios de informação distintos e sobrepostos são definidos. Relacione tais critérios às respectivas características.

1. Efetividade.
2. Eficiência.
3. Confidencialidade.
4. Disponibilidade.
5. Conformidade.
6. Confiabilidade.
7. Integridade.

( ) Entrega da informação através do melhor (mais produtivo e econômico) uso dos recursos. 
 
( ) Disponibilidade da informação quando exigida pelo processo de negócio hoje e no futuro. Também está ligada à salvaguarda dos recursos necessários e capacidades associadas.

( ) Fidedignidade e totalidade da informação bem como sua validade de acordo com os valores de negócios e expectativas.

( ) Entrega da informação apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.

( ) Proteção de informações confidenciais para evitar a divulgação indevida.

( ) Lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio bem como está sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

( ) Lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente e políticas internas.

A sequência está correta em
Com relação ao conceito de Workflow assinale a afirmativa correta.
A respeito de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI) e da biblioteca ITIL, assinale a opção correta.
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O gerenciamento financeiro da TI, IT financial management, é um dos principais processos direcionadores do estágio de definição da estratégia de serviços (service strategy) no ITIL V3. Esse gerenciamento oferece informações aos processos de geração de estratégia (strategy generation), gerenciamento de demanda (demand management) e gerenciamento de portfólio de serviços (service portfolio management), que são relacionadas a oportunidades e restrições, modelos de custo, retornos sobre investimento e retornos na forma de agregação de valor.