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O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é uma ferramenta, um guia que permite à organização ganhar tempo quando da adoção de um modelo de governança, traz uma série de melhores práticas que o mercado consagrou e que possibilita mais rapidamente a adoção de um modelo de governança. O COBIT define a governança da TI como uma estrutura de relacionamentos entre processos para direcionar e controlar uma empresa de modo a atingir os objetivos corporativos. Nesse contexto, o COBIT trabalha com quatro domínios, que são

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo que guia a melhoria dos processos organizacionais. O projeto de implantação do CMMI-DEV é realizado com base na representação estagiada, no nível 2 de maturidade, e visa estabelecer a execução de práticas inerentes às áreas de processos, ilustradas na figura.



Dois processos são descritos a seguir. Observe.

I. Tem por objetivo orientar os gerentes de projeto no planejamento para o esforço, custo, orçamento, recursos, riscos e qualidade, para um projeto de desenvolvimento de software.
,
II. Tem por objetivo estabelecer práticas para gerenciamento das mudanças nos requisitos que poderão ocorrer em qualquer ponto de execução em um processo de desenvolvimento de software.

Esses processos são denominados, respectivamente,

Para ser capaz de fornecer os serviços de TI de acordo com a funcionalidade, níveis de serviços e custos acordados, a ITIL preconiza uma forma de trabalho para a estruturação da área de TI. O framework proposto tem grande parte de sua estrutura definida nas melhores práticas, destacando um conjunto de suporte como também de entrega dos serviços de TI. A principal base da ITIL é a orientação a
Segundo o COBIT, entregar resultados de projetos dentro do tempo, do orçamento e com a qualidade acordados são requisitos do negócio para a TI. Esses requisitos pertencem ao processo
O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI: