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Supondo que o desenvolvimento de sistema de TI para gerência de workflow de documentos tenha sido iniciado e finalizado em #13 e que esse workflow será implantado na organização, então, essa operação deverá ser tratada como um novo projeto, uma vez que envolve custo e tempo. Nessa situação, caso a XPTO adote o ITIL, aspectos como incidentes, mudanças e problemas no citado serviço de workflow deverão ser gerenciados no estágio de operação de serviços.
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Considerando que o setor #12 seja responsável por desenhar fluxos de processos para a gestão de atividades-chave da XPTO, tanto no ITIL quanto no PMBOK ela encontrará a descrição de fluxos-padrão para suas gerências e processos. O seguimento desses fluxos, todavia, não é rígido para a obtenção de sucesso em suas aplicações. Em ambos os casos, tanto no ITIL quanto no PMBOK, a XPTO contará com a possibilidade de customização de fluxos, podendo, inclusive, suprimir gerências ou processos.
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Se, em #11, for realizada a gestão do relacionamento com os clientes e esse setor for responsável por elaborar relatórios direcionados à melhoria de prestação dos serviços da XPTO, haverá, no ITIL, um estágio específico em melhoria da qualidade dos serviços, em que são abordados, entre outros aspectos, passos para melhoria e mensuração dos serviços para atingir os objetivos. No PMBOK, estas ações são de responsabilidade do processo desenvolver a melhoria dos projetos do grupo planejamento.
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Caso o setor #10 seja responsável por desenvolver o plano de recursos humanos, bem como desenvolver a equipe da XPTO, e esta adote o PMBOK, esses dois processos serão abordados especificamente no grupo planejamento.
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No setor #5, deve haver grande preocupação quanto à capacidade dos serviços. Esse tópico, capacidade, é tratado tanto no PMBOK quanto no ITIL, embora de maneiras distintas. No primeiro, esse conceito pode ser encontrado nas áreas de conhecimento de Riscos e de Aquisições. No segundo, o gerenciamento de capacidade tem como atividade-chave a produção do Plano de Capacidade, que documenta os níveis atuais de utilização de recursos e prestação de serviços.