Filtrar


Questões por página:
O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.

PORQUE

As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.

A esse respeito, conclui-se que
O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão
Os executivos de uma empresa de mineração decidiram ampliar a atuação da organização para outros negócios. Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também, uma nova empresa dedicada à geração de energia por usinas termelétricas.
Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é
O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da redução da equipe de atendimento e redução do preço final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com venda por quilo no horário do almoço.
O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de
O conceito de estratégia, quase sempre, é associado à ideia de plano ou de um curso de ação conscientemente pretendido. Porém, os acadêmicos e os profissionais de RH já reconhecem que a estratégia é consistência no comportamento, pretendida ou não. Nesse caso, a estratégia é reconhecida como